Guindastes falsificados, "La garantia soy Jo!".

Bem, a algum tempo atraz publiquei uma matéria sobre guindastes falsificados encontrados na China, eram 8 guindastes sobre esteira Demag falsificados.

Aquelas falsificações continham placa de identificação, número de série entre outros. Não tenho muito conhecimento em guindastes de esteira, mas acredito que alguem que tem um conhecimnto um pouco maior conseguisse identificar sem muito esforço.
Na época cheguei a pensar que as falsificações tinham intuito enganar o cliente final, que não tem muito conhecimento na área, e empresas inescrupulosas se aproveitam disso. Na minha região houve empresa que colocou adesivo informando capacidade de 120t em um guindaste de 80t.
No entanto hoje recebo um email, direcionado a diretores de empresa, de um vendedor de equipamentos pesados nacional (que vende equipamentos de várias empresas conceituadas, motivo este que embaralhei o nome para não prejudica-lo), sobre guindastes a venda. Neste email constava uma Liebherr com capacidade 225t, presumo então uma LTM1225 e um Tadano com capacidade para 200t, logo teria que ser um AR2000 (modelo japonês).

Inicialmente, quando olhei o seus valores fiquei bastante instigado (apesar do valor ser quebradíssimo, só faltando os centavos e todos os demais equipamentos anunciados com valores redondíssimos), pois eram valores muito abaixo do custo de tais equipamentos lá fora, quem dirá colocados no Brasil com transpore e nossa alíquotas tributarias suaves.

Mas como diz o ditado, quando a esmola é demais, o santo desconfia. Fui abrir os anexos para averiguar. Bem seguem as fotos:

Bem, eu nunca tinha visto uma Liebherr ou um Tadano com cabine de XCMG. Obviamente a XCMG se “inspirou” na cabine da Liebherr e outros “detalhes”. Também pesquisei e vi que o Tadano AR2000M tem na verdade 6 eixos e não 5 (me corrijam se estiver errado).
Basta olharmos para o equipamento para notarmos algo estranho. Vamos supor que trata-se de um equipamento oficial, então com certeza ele deu no mínimo um Duplo Twist Carpado – sim aquele salto da Daiane do Santos – e restou apenas a alma do guindaste.
Mas observando os detalhes do guindaste como lança, proteções, cabines de operação e direção notamos que de Liebherr e Tadano eles tem apenas o adesivo.
Concluíndo repito o aviso da matéria de alguns meses atraz, cuidado com equipamentos vindos da China, eles falsificam tudo… tudo mesmo. Quando estive lá pude ver uma gama de produtos falsificados, inclusive Coca-Cola.
Toda falsificação é um crime contra a propriedade intelectual e também extremamente imoral, algumas vezes como esta, são inclusive bastante perigosas.
Abraços.

4 Comentários to “Guindastes falsificados, "La garantia soy Jo!".”

  1. Anonymous says:

    haha…
    Tambem vi esse email de R. F. Achei estranho aquela liebher "Achineisada" mas como nao tinha interesse nem liguei.

    Será que caem nisso?

  2. Eduardo says:

    Caros colegas, to numa robada!!! preciso dar um treinamento sobre o Guindaste Tadano TL 300E e não encontro nada por aqui, será que alguem poderia me ajudar, desde ja agradeço muito enviem e-mail para javarotti@bol.com.br grato

  3. Anonymous says:

    as subsidiadas terex, possuem uma fabrica na china que fabrica cabines para a xcmg (QY e QAY), xing-ling (LT), e no entando vendem tambem estas cabines para "empresas" ou pessoas que compram guindastes por la e tentam reformar, ja ouvi muita história de la, onde eles montam o upcar em um chassi de marca diferente;a regra é simples se for compatível, monte, pinta e arrume um trouxa pra comprar. aqui no brasil é possível sim pessoas acabarem caindo nesse golpe, como aqueles locadores que tem meia duzia de munck e resolve entrar pro ramo de guindaste, a falta de conhecimento técnico, experiência de mercado e principalmente a "lumbriga" de querer ser um locador, ajudam muito nesse tipo de compra, ate onde eu entendo,é uma ofensa comparar as chinezas com tadano ou pior….liebherr, mais uma coisa ta se tornando fato nesse mercado, do jeito que vão as coisas daqui alguns anos se a tadano não se cuidar a xcmg passa ela pra traz.
    Resumindo – Não comprem guindastes, o Brasil ja tem muito locador , procurem outro ramo, por exemplo (Política) da mais dinheiro e no final acaba tudo em pizza.

  4. Anonymous says:

    esse ai é realmente uma "verdadeira" falsificação…kkk
    mas existem guindaste liebherr com gabine assim.
    obs: a tatuapé tem um com gabine parecida e pneus pequenos como conhecemos no brasil os "MDs" os mais conhecidos da liebherr tem pneus opcionais aro 25 14:00,aro 25 16:00 ou aro 25 18:00 de perfil para liebherr LG 1750.Os mais usados no Brasil são Aro 25 16:00 de perfil.

Deixe um comentário