E o vento levou…

Bem, todos sabem que com a onda verde, está na moda utilização de torres heólicas, que diga-se de passagem é uma energia bastante cara, tendo em vista a quantidade de energia produzida.
Para monta-las são necessários guindastes de grande porte, realmente grande porte. Para termos uma idéia de quão grandes eles precisam ser, os guindastes todo terreno de 500t somente montam torres “pequenas”.
Normalmente são utilizados guindastes de 600t sobre esteiras ou maiores. Visando a mobilidade foram criados os guindastes todo terreno com capacidades absurdamente grandes como o Liebherr LTM11200-9.1, o Terex-Demag AC700 e AC1000, acredito também o demônio do post abaixo da Sany.
Bem trata-se de uma operação extremamente complicada, pois estamos falando de operações à 100m de altura ou mais, com peças extremamente pesadas, com hélices que são feitas para captarem o vento e o pior em lugares que vetam muito (e esse é o motivo delas estarem lá), ou seja, o risco de acidente é iminente.
E foi oque aconteceu ontem dia 08/03/10 no nordeste da Alemanha em Brandemburgo.
Estava uma Liebherr LTM11200 montando uma dessas torres quando foi atingida por uma forte rajada de vento. Não houve tempo para qualquer reação do operador senão pular da cabine.
Os detalhes ainda são poucos e a fotos que temos não são muito esclarecedoras, mas a mídia local divulgou que a lança principal caiu, como o luffing e as hélices, danificado totalmente também a turbina.Não houveram feridos graves.
Para os que só querem ver as fotos, segue:


Como podem ver, o guindaste ficou estável e não tombou. Também nota-se que a lança principal caiu sobre o caminhão e a cabine.

O guindaste pertence a KVN e foi comprado especialmente para montar torres heólicas somente sendo entregue final do ano passado.

Como eu disse, havendo notícias quentes eu posto.

Abraços.

Deixe um comentário