Guindaste chinês, cada um confia no seu!

Recebi dia 21/07 um e-mail do Eng. Tarcísio Adorno que vale compartilhar aqui com todos os leitores, 01 guindaste Zoomlion tombou sobre a embarcação Almirante Maximilianoenquanto executava reparos em um estaleiro, que segundo informações seria no estado do Rio de Janeiro.

Caso algum leitor saiba explicar ou que até mesmo presenciou o ocorrido, que me envie um e-mail para que possamos se ater ainda mais.
Impressionante como a lança do guindaste se transforma quando se exerce uma força oposta em um impacto como este:

 

O acidente não teve vitimas.

10 Comentários to “Guindaste chinês, cada um confia no seu!”

  1. Anonymous says:

    Boa tarde, Não sou da Maxpesa porem sou locador como você, poderia pelo menos ter tirado nome da empresa, pois é um blog de um grande numero de visualização.

  2. Anonymous says:

    acaba prejudicando a empresa sem saber a causa do acidente.

  3. Anonymous says:

    Boa noite!Na maioria das vezes o erro esta no profissional que opera e não no equipamento,podendo ser ele uma liebheer ou chinês como diz você!!!

  4. Jefferson says:

    Engraçado como são as coisas é muito facil culpar alguem principalmente o operador, os especialistas que emitiram seus comentários, analisaram bem a foto, verificaram bem, não esta faltando nada, seria muito gratificante que se esperasse pelo menos um laudo (mais antes verifiquem bem a foto)

  5. Anonymous says:

    Bom dia, analisando o ocorrido, fiquei em dúvida quanto a capacidade da máquina, porém um dos princípios da movimentação de cargas com guindaste é que o operador tem que conhecer a capacidade da máquina em configurações de raio e abertura de lança, e isso ele observa na tabela afixada na máquina, onde existe uma linha em negrito que determina acima da linha dano no equipamento e abaixo da linha tombamento. outro princípio é que quanto mais lança você abrir menor será a carga a ser içada. provavelmente o profissional da máquina içou a carga em uma configuração e o própio movimento de flexão da lança tenha mudado a configuração de raio e/ou produziu uma carga dinâmica que veio a desistabilizar a máquina provocando o tombamento.

  6. Jefferson says:

    Senhores

    Como disse em meu comentário anterior, vamos analisar a foto

    1) nenhum Operador em sã consciência ira abrir toda lança Telescópica, para execução de uma operação sem um principio básico.

    2) qualquer operador sabe que para se trabalhar com estabilidade principalmente quando será efetuado uma operação pela Lateral do equipamento, é necessário estabilizar (nivelar) o guindaste.

    Senhores qualquer iniciante mesmo que não seja operador verificará que na Foto os Outriggers do guindaste estão recolhidos em ambos os lados, mais os cilidros das patolas estão abertos.

    A proximidade do guindaste do bordo mostra que alguém inexperiente efetuou a operação, pois os estabilizadores estão abaixados.

    E operar com a lança toda aberta, pela Lateral desta forma, é inexpêriencia.

    Já vi um Técnico de um Fabricante de Guindastes tombar um Guindaste com a Lança toda aberta e os estabilizadores abertos de acordo com normas, mais a inexperiência dele e a tabela não informavam que vc não deve baixar a lança abaixo de determinado Ângulo.

  7. REBA says:

    É facil somente observar patolamento quando tiramos a lança de um guindaste do cavalete o mesmo tem que estar patolado corretamente com as mesmas abertas no maximo, pelo que apresenta na foto isso não aconteceu agravando mais ainda quando o operador abriu as lanças telescópicas, ai ficou fácil…

  8. brancão says:

    caros senhores conforme citado acima, os “outrigges” não foram abertos,provavelmente por uma certa pressão pscologica por parte do porto pois se trata de uma rua com circulação de carretas.quanto ao comentario sobre o angulo da lança seria incorreto pois com um patolamento correto esse tipo de maquina oferece plena tabela igual em um angulo de giro de 360 graus, seria um mito dizer que a maquina tem tabela diferenciada para as laterais pois ela sai de fabrica com computadorização que controla seus parametros. essa maquina tem sim uma falha que e a falta dos pinos de trava dos outrigges na carcaça da mesma, pois com uma simples inclinação (bater patolas) o outrigge se fecha (os mesmos são mantidos por cabos de aços finos que não aguentam o peso da maquina conforme a inclinação) causando a desistabilização da maquina e consequentemente o tombamento. portanto nunca jamp uma chinesa, maquina excelente dentro dos seus limites de fabricação!

  9. Tecnico says:

    So agora tive acesso ao blog.

    Esse acidente eu acompanhei.

    O guindaste foi estabilizado de lado, com meia patola sem dormentes. o operador tinha acabado de entrar na empresa em destaque.
    Para meia patola a configuração da tabela de carga muda, porem o operador esqueceu de trocar a configuração no LMI.

    O que li acima:
    1) Com a lança toda estendida sem pegar nenhum peso esse guindaste consegue chegar a 48º, para procedimento de teste primeiro se abre a 1ª lança e pode descer a 0º, retorna a 70º fecha se o primeiro estagio e abre se o segundo fazendo o mesmo procedimento.

    2) Com relação aos pinos dos estabilizadores possuem, porem nem todos usam.

    3) Não apenas para trabalhos na lateral e sim para qualquer tipo de trabalho dianteira, trazeira diagonal e lateral o guindaste tem que ser nivelado.

    4) Para trabalho com guindaste não existe o termo MEIA PATOLA, a maioria dos acidentes acontece por causa disso.

    5) A capacidade da maquina é para 70T a 3m de raio.

    6) Na maioria dos acidentes os estabilizadores tende a retornar a sua posição, devido a pressão dos cilindros horizontais ser menor do que no momento da queda.

  10. Gustavo says:

    Boa tarde, sou Diretor Executivo da G&G-Locações associada à Maxpesa, gostaria de informar aos leitores que locamos o nosso guindaste ZOOMLION 70K para que fossem feitas pinturas na parte externa da embarcação, sendo assim dentro do contrato não estava nenhum tipo de içamento, ou seja o engenheiro sem saber a capacidade de carga do guindaste com a lança ao máximo disse ao operador que içasse um gerador de 3t tendo 2t métricas de capacidade à 32m. Espero ter esclarecido e peço ao moderador que apague o nome da empresa pois isso pode influenciar em nosso nome. Obrigado.

Deixe um comentário