XCMG montará fabrica em Minas Gerais

Pouso Alegre, cidade do sul de Minas Gerais, ganhará mais um reforço no setor industrial. Nessa quarta feira uma indústria chinesa de máquinas para construção pesada fez o pronunciamento de que a cidade receberá um investimento de R$ 334 milhões na instalação da nova fábrica do grupo, tornando-se assim a representante em Minas e no Brasil da marca chinesa.

A Xuzhou Construction Machinery Group (XCMG) produzirá máquinas para a construção civil, entre elas, guindastes, rolos compactadores, escavadeiras hidráulicas e motoniveladoras. Com previsões para início da produção em março de 2012, a unidade será localizada nas margens da rodovia Fernão Dias e possuirá um terreno de 806 mil m².

No início a idéia é começar com peças importadas para a montagem das máquinas, porém em 2013 a intenção já é de se produzir na própria planta mineira, até mesmo conseguindo um centro de peças para reposição.

A XCMG nasceu em 1989 e tem suas máquinas vendidas no Brasil desde 2004, representada por marcas como: Êxito Import & Export, GTM e Brasil Máquinas de Construção. Porém, a nova fábrica em Pouso Alegre será a primeira do grupo fora da China.

O presidente da empresa, afirmou que como 7° no ranking dos grupos de máquinas de construção do mundo, possuem expectativas de lucro de US$ 500 milhões a partir de 2014. Logo ao iniciar as operações, serão produzidos anualmente 5 mil unidades, e esperam aumentar para 26 mil até 2014, tudo para uso no mercado interno.

O grupo recebeu um incentivo do Estado e do Município, como a redução do ICMS, e isenções de alguns impostos municipais como atrativos para o investimento. Foi doado também pela prefeitura de Pouso Alegre uma parte de 225 mil m², e o resultado será a geração de 600 novos empregos diretos, além dos 5 mil indiretos.

Segundo o governador mineiro, Antonio Anastasia, “As relações econômicas entre Minas Gerais e China são muito intensas, tanto que hoje é o nosso maior parceiro comercial.” O prefeito da cidade, Agnaldo Perugini, também assinou um protocolo para autorização da instalação da mega empresa e garante os mais de 5 mil empregos. Do outro lado, o executivo Wang Min, presidente da empresa fez um pedido: “Peço humildemente que considerem a XCMG como uma empresa de vocês, não uma empresa chinesa, mas uma empresa de Pouso Alegre”. Não viemos como predadora, conclui o presidente mais sim para “respeitar as leis e seus costumes”.

Fontes: Automotive Business e Prefeitura de Pouso Alegre

Boa sorte as fabricas nacionais, que Deus esteja com vocês, pois o Brasil não esta mais.

6 Comentários to “XCMG montará fabrica em Minas Gerais”

  1. Lucas Junqueira says:

    Agora sim os chineisinhos , rumo a maior super potência em …. quero saber como é que os alemães iram se comportar , já que com uma fábrica dessas aqui no Brasil , será muitooooo mais viável comprar XCMG , Porem , como o escritor aqui do blog(Ricardo) disse uma vez: ” Guindaste chinês, cada um confia no seu”. Abraços

  2. Ishito Tarakawa. says:

    Essa tal de XCMG é uma farsa, faz anos que anunciam, que iludem, que dizem que vão fazer isso e aquilo, até hoje, a unica Empresa Made in China, que disse que iria vir para o Brasil e realmente veio, foi a Sany Heavy Ind. que em menos de 12 meses demonstrou que realmente não estão de brincadeira.

    Além do mais, a Industria nacional de Guindastes irá perder mesmo, pois se compararmos, para ter um equipamento por exemplo, de 25 toneladas, pegamos um Madal + um Caminhao bom = creio ultrapassaria uma maquina de 25 toneladas, por exemplo.

    Voltando ao assunto da China, conheço as maiores montadoras do mundo, Liebherr, Monitowoc, Palfinger, Hyva, Fassi, Ferrari, PM, etc etc, e digo que a Estrutura de manufatura hoje de uma Empresa do perfil da Sany, por Exemplo, não fica devendo para nenhuma delas em relação ao modelo de fabricação de maquinas, (nao refiro a qualidade) está que é discutivel, mas, sim, do poderio tecnologico empregado para fabricar determinadas maquinas.

    XCMG por exemplo, até é uma boa maquina, porém muito limitada, usa Pat Chines, diferentemente de outras marcas,que (made in China – Japao etc) que usam da Siemens, bombas Hidráulicas da Vickrs ou Rexroth, Caixa Eaton, em suma, mesmo com a vinda da Xcmg ao Brasil, a mesma terá que rever seus conceitos tecnologicos, pois as concorrentes estão engolindo eles, até mesmo, nossas nacionais como Tka, Imap entre outras.

    Só Acredito Vendo !

  3. anonimo says:

    quem sabe agora vem um manual em portugues kkkkk

  4. Pet says:

    Mais outra mentira desses parasitas da XCMG (China)

    Maldita hora que pensei em comprar tais máquinas, mais de 2 anos para resolverem um simples problema no motor, e até agora?? nada!!

    Mas acredito que seja apenas com essa marca, pois tenho outros, e o pós vendas são excelentes, até mesmo demais marcas made in China !

    Parasitas não !

  5. Andre says:

    Vejo o pessoal criticando muito o XCMG, porem a marca é líder de vendas no Brasil não é atoa…. As maiores empresas de locação como “LOCAR” só compram XCMG, das diversas marcas chinesas que se vê no mercado, não vejo claro em minha opinião, equipamento de custo e qualidade melhor que a deles chineses….

    Sany talvez seja a que se aproxime mais da XCMG mais ainda ta longe…
    Agora essas outras ai…. ChangJiang que se diz a TEREX… uma verdadeira JACA, zoomlion JACA também…

    A XCMG chegou ao Brasil em 2004/05 com apenas um representante, porem o mercado nos anos de 2007/08, qualquer um ia lá e comprava maquina e vendia aqui no Brasil, não existia mais um representante e sim vários, principalmente empresas de importação, que não tinha conhecimento nenhum e nem como dar assistência. Até hoje ainda tem uns gato pingado vendendo por fora, mais a realidade que em 2009 o mercado fechou, definiram um representante e agora a assistência técnica está melhorando bastante, existe um grande estoque de peças…. coisas que não vejo nas outras marcas, pelo menos por enquanto.

    Pelo amor de deus MADAL nem comento sobre essa fabricante….

    LIEBHERR, GROVE, TEREX/DEMAG, TADANO é outra história……

  6. O pessoal reclama de XCMG, pessoal lembrando esta é uma das maiores fabricantes de equipamentos do mundo e não é atoa.

    Eu ja muito essa historia de produto Chines não prestar, é igual produto do Paraguay, o cara compra um notebook do Paraguay, enche de programa pirata, entre em todo site que não presta, todo mundo mete a mão, ae o notebook quebra, quebrou por que é do Paraguay não presta.

    Dae esse mesmo cidadão compra um notebook da HP, agora sim o notebook fica na muchila, só a cara meche, não instala qualquer programa, evita sites suspeitos, ou seja trata o equipamento com todo cuidado, viu só como o notebook da HP é bom…

    Mesma coisa acontece com os equipamentos da XCMG, quem escolhe ela, escolhe pelo preço e não pela qualidade, pois sabemos que se a qualidade fosse o objetivo comprava um Liebherr.

    O cidadão tem uns munks, arruma uma grana e compra um “chinesinho” e o cidadão resolve que vai tratar o equipamento com um munk.

    Dae o cidadão entrega a maquina na mão de um operador de munk, que recebeu uma classificação de operador de guindastes, não gasta um centavo em capacitação do operador, que infelizmente na grande maioria são mau sabem assinar o nome (duvida tente ler um relatorio diario que você vai ver), quando vem o preço pra traduzir tabela, nem pensar…

    Guidastes deu problema qualquer mecânico meche, quantas vezes eu ja vi mecânico de caminhão mechendo em guindaste (mechendo porque a maioria não sabe o que ta fazendo), problema na instrumentação leva no eletricista, o eletricista acustumado em mecher em fusca e passat, mete a mão no guindaste…

    E se o coitado do equipamento der problema é porque não presta é chines…

    Agora se fosse um liebherr duvido que qualquer um iria mecher…

    Quando um guindaste falha na maioria das vezes é devido uma falha humana, e quase sempre a atitude do proprietário leva a esta falha.

    Vamos pensar em nossas atitudes e quais resultados elas nos trarão.

    Valew um abraço a todos e parabéns pelo blog.

    Cristovão de Souza
    Sertech Consultoria e Treinamentos

Deixe um comentário