Acidente com a LTM11200 da Locar em Agua Doce – SC, videos e fotos inéditas!

Trágico e triste este acidente que ocorreu no parque eólico em Agua Doce – SC, resultando na morte do experiente operador Raimundo de Jesus, e destruiu a primeira LTM11200 “nacionalizada” em terras catarinenses, além da Grove que foi danificada. Todos sabemos que um operador para operar uma máquina de capacidade extrema tem experiência suficiente para seguir todos os procedimentos necessários em uma movimentação e montagem.

Mas não tendo informações mais concretas sobre o ocorrido acredito que houve sim um erro não do operador, mas talvez do procedimento de montagem. Algum estudo climático ou mesmo o horário de içamento, este é muito importante na hora de içar uma hélice eólica, pois toda a região possui características distintas. A “regras” sempre é içar a hélice quando não há muita oscilação termica e logo cedo pela manha.

Abaixo o vídeo de máquina e o operador chegando intactos no parque.

Logo mais a notícia, que girou em várias mídias locais e nacionais

Outro video;

 

E vamos as fotos inéditas!

Que Raimundo descanse em paz e que isto sirva de lição a todos os profissionais que lidam com este tipo de operação.

96 Comentários to “Acidente com a LTM11200 da Locar em Agua Doce – SC, videos e fotos inéditas!”

  1. JUAN FABER op. da entec manaus says:

    nao conheci o raimundo sou operador da entec en manaus mas mando meus pesames a familia deste grande operador de guindaste que DEUS o tenha num bom lugar e comforte sua familia ass: juan faber

  2. Nossa o homem que morreu o meu vó conhessia hehe
    mas foiiiii que deusssss

  3. Édio Antônio says:

    É meus amigos em uma atividade que envolve muitos riscos quanto mais gente se preocupar com a segurança melhor vai ser a produtividade…

  4. clebio says:

    naoconheci mais eu sou operador da saraiva mais mando meus pesames a familia destes operador de guindaste de grande porti que deus o tenha no bom luga quer descançe empaz com noso senhor noso pai

  5. Antonio Nunes says:

    Já dizia o fisico “Tudo que sobe, uma hora ou outra desce!” só que esse desceu um pouco antes da hora kkkkkk
    Eu só queria saber como que esse infeliz morreu, pq nas fotos as cabines de comando estão intactas. Certeza que o animal tava debaixo da peça.

  6. Kátia Pereira - Vitória / ES says:

    É com muita tristeza que comento este incidente, Raimundo era um excelente profissional e alem de tudo uma ÓTIMA pessoa, ele era um dos profissionais mais qualificados para operar este equipamento e com certeza foi ironia do destino esta fatalidade, só quem o conhecia sabia de suas qualidade.

    Que ele descanse em paz e que DEUS possa confortar o coração da família deste grande homem.

  7. ERICK TOLEDO says:

    tem fotos ai que a gabine ta intacta mesmo más é antes do acidente, veja na ultima foto abaixo que você vai ver a gabine meio desnivalada ai vc vai entender que a coisa foi feia!!!

  8. JUAN FABER op. da entec manaus says:

    seu antonio nunes vc pra falar tamanha besteira dessa so pode nao conhecer nada de operaçao de guindaste nao se pode brincar com uma tragedia dessa ainda mais que uma pessoa perdeu a vida devemos somente pedir a DEUS proteçao pra que outros operadores de guindaste nao percao a vida desse jeito DEUS sabe o que faz nos e que nao sabemos o que dizemos nao se preucupe seu antonio nunes ele vai te perdoar pela besteira que falou eu tamben sou operador de guindaste e todos os dias estamos nos arriscando en cima dessas maquinas perigosas e nao podemos fazer nada a nao ser pedir proteçao de DEUS ele e o melhor tecnico de segurança do mundo ass:JUAN FABER op.de guindaste da entec manaus

  9. Gerson says:

    Este guindaste Liebheer tem a mais alta tecnologia..porem as chances de acidentes sempre vao existir..caso tenha ocorrido pelo vento, foi um erro primário..mestre de obra tem q olhar o plano de rigging q consta a velocidade do vento permitido..toda tabela técnica tem..e o guindste alerta quando a velocidade esta acima. Nestas operações com 2 guindastes com evidencias de ventos fortes..tem que acrescentar muitos fatores de segurança..

  10. Reinaldo Almeida says:

    Nossa que tristeza conheci ele trabalhei com Raimundo em uma obra no Pará, Deus o abençoe.

  11. Tadashi says:

    nossa essas pas teria que ter outro modo de fazer içamento pois eu trabalhei no carregamento delas em sorocaba na tecsis com uma xcmg25k5 e sei quanto sao pesadas.

  12. Cristiano Stropper says:

    As pessoas que fazem comentários ridículos provão que são leigos e deveriam manter a boca fechada,zombando da desgraça de um colega de profissão pois sou operador de um grove de 40 tom e já participei de montagens de torres eólicas e acredito que o acidente tenha sido por causa do vento e que Deus abençoem todos os colegas de profissão !!

  13. marcio says:

    trabalhei nessa obra em palmas o problema e que la o vento chega de surpresa pessoal e meio imprevisivel QUE DEUS TOME CONTA DESSE COMPANHEIRO DE PROFISSAO.Isso so vem nos dizer que nem a melhor maquina do mundo esta livre de ter problemas .

  14. marcio says:

    Ha eu tava esquecendo se a mae do Antonio nunes ta boa. Imbecil.

  15. carlos andre says:

    que deus de o consolo a essa familia que perdeu seu ente querido um proficional de alto nivel

  16. edilson vagner says:

    que possa dar-lhe um bom lugar no ceu e conforte a sua familia!que sirva de liçao para nois oper. pois achamos que isso ñ pode acontecer com a gente

  17. luciano paraguassu says:

    que deus encaminhe a alma boa desse operador que si foi, um grande profissional, o acidende ta em toda parte mesmo quem tem um grande guindaste,vai fazer muita falta um grande colega do ramo que deus o ilumine ..

  18. cleibersn lima novais says:

    ola meus amigos operadores de guindaste, essa profissão que voçês exercem é muito perigosa.muita das veses os engenheiros não tem um total conhecimento nas operações de guindastes, então acaba espondo voçês a estes riscos que resuta em uma grande perda para todos nós. Mesmo sem conheçer o saudoso RAIMUNDO eu fico muito trite pelo ocorrido,fico pensando em sua família que nunca mais vai vê-lo. Acredito que sepre que voçês viajam suas famílias estão sempre esperado voçês voltarem, e a famíla do RAIMUNDO que até agora está esperando ele voltar…..
    AMIGOS QUE AS BENÇÃOS DE DEUS ESTEJAM SOBRE AS VOSSAS CABEÇAS,E
    QUE DEUS SEMPRE PROTEJA TODOS VOÇÊS.

    Aqui vai algumas dicas segura; nunca seja confiante demais, sempre questionem, verifiquem as condições do equipamento,ambiente,clima,seu pscológico, tenha sempre uma visão crítica,tenha sempre atenção em tudo que estiverem fazendo.
    Lembre-se voçê só é bom enquanto está vivo e fisicamente perfeito.

    ESTAS SÃO MINHAS PALAVRAS SOU MULTIPLICADOR DE SEGURAÇA DA GERDAU, PREVENÇÃO 10 ACIDENTE 0.

  19. Thomazelli rigging tec. says:

    Difícil dizer algo de pessoas que não conhecemos, mas tenho informações sobre o profissionalismos do Srº Raimundo, pessoa essa de um Carter e de um profissional altamente competente.
    Fatalidades ocorrem, tanto com maquinas pequenas ou não, então vou reforçar o que o nosso amigo operador ´´Cristiano Stropper´´, ridículo este tipo de comentário, esta pessoa foi muito infeliz ao dizer o que disse, no entanto este blog não foi feito para este tipo de comentário, acho eu que deveria tirar qualquer tipo de ironia a respeito do ocorrido com este ou qualquer profissional da área.

    Leonardo Thomazelli
    Ringging tec.
    leonardolugon@hotmail.com
    55-(27)- 9915-8455
    (31)- 8233-1898

    Trabalho com projetos e treinamentos na área de segurança de movimentação de cargas.
    Muito obrigado pelo espaço.
    E a família de mais um amigo, ( que eu não conheci, que DEUS conforte os corações de vocês).

  20. Alessandro says:

    Companheiros,

    Todos que passaram por uma situação como essa: perda de um ente querido sabem o quanto é complicado. Algumas pessoas desenformadas e leigas no assunto, abrem a boca pra dizer absurdos. Como alguns contidos aqui. Se encondem atrás da tele de um computador e ái sim tem coragem de falar o que falam. Peço o telefone de contato desse cidadão que chamou o “exímio” profissional de “infeliz” para q eu converse de perto com ele. Se ele acessar esse comentário, gostaria q ele deixasse telefone, endereço, e-mail pra que eu o procurasse pessoalmente para constatar se é homem ou um moleque. Ao que parece, um moleque. Nada mais que isso.

  21. Roberto says:

    Roberto

    Sentimos muitos,é uma tristeza muito grande, um amigão q perdemos cara bacana demais,lavava os guindaste com agente há uns 3 anos atrás em ourilãndia do norte-PÁ,tínhamos um lavador lá.Q DEUS o tenha, e dê o conforto aos seus familiares.

  22. JUAN FABER op. da entec manaus says:

    nao vale a pena perder tempo com um imbecil desses que nao sabe o que diz seu antonio nunes vc ten que procurar um proficional da area e se imformar e conhecer um pouco pra nao sair falando besteira por ai quando vc souber pelomenos abrir a porta de um guindaste ai sim vc faz augum comentario sobre o assunto faça um comentario e deixe seu telefone ten muinta gente querendo falar com vc

  23. JUAN FABER op. da entec manaus says:

    queridos amigos operadores de guindaste de todo brasil vou les contar um pouco da minha historia proficional meu nome e JUAN FABER sou operador de guindaste mas começei minha vida proficional na empresa que eu trabalho ate hoje a entec começei como menor aprendiz eu vivia varrendo e ainda nao sabia o que eu queria fazer da vida mas a comvivencia perto dessas maquinas me despertou o intereçe de aprender ai foi que eu descobri o que eu queri fazer entao fui correr atraz do meu sonho a luta foi dificil mas sempre coloquei DEUS na frente de tudo por isso venci hoje eu opero guindaste ate 120 toneladas desde de inicio eu sabia que era uma profiçao perigosa mas a paixao pelas maquinas superou o medo hoje me da tristesa toda vez que lembro do acidente do seu RAIMUNDO mas eu sei que ele la do ceu este olhando por todos nos por isso meus amigos vamos trabalhar com cuidado que DEUS abençoe cada um de vcs por esse brasil um abraço

  24. hamilton says:

    meus sentimentos a familia desse nosso companheiro que perdeu a vida lutando pela pao de cada dia infelizmente uma vida se perdeu e pra quem ta de fora da perda de um ente querido so sente tristesa mas quem é da familia sente tristesa dor da perda da pessoa amada meus sentimentos a familia. ah desculpem mas o comentario de um certo cidadão chamado Antonio Nunes says com certeza esse tipo de filho da pt não deve ter familia muito menos sentimentos.

  25. Robson Resende says:

    Meus sentimentos a familia desse cidadão… e a esse sr Antonio que pelo jeito nem sabe o que é um guindaste..quero informa-lo que antes dele criticar procure uma unidade de curso de operador de guindaste que talvez ele poderá um dia entender os riscos dessa operação….mais si tratando desse acidente que ainda e muito comentado e esta servindo de exemplos para os cursando…na minha opinião faltou uma pesquisa mais aprofundada naquela região….sei que rajadas de ventos e derrepende e imprevista…mais si estevesse realizando uma pesquisa mais aprofundada,ou seja vários técnicos a determinadas distâncias,avisando que pequenas rajadas,quem sabe esse acidente poderia ter sido evitado,mas vamos fazer nossas orações,respeitar as limitações dos equipamentos e estar atentos as normas de seguranças….um grande abços a todos operadores e fãs dessas operações e equipamente…e vamos pois o Brasil precisará e precisa muito de nós.avante e operante…abços

  26. Meus sentimentos a toda família e amigos desse profissional… Eu sou Técnico em Segurança do Trabalho e minha recomendação e que todos os operadores de guindaste tenham mais conhecimento sobre operação de movimentação de cargas e só opere quando realmente tiver certeza que está seguro, todo operador deve exigir um bom plano de Ringging, um bom procedimento de segurança e dependendo da operação exigir a presença de um Técnico em Segurança para dar mais respaldo a operação.

    DEUS proteja a todos os GUINDASTEIRO.

    José Maria Moreira
    Técnico em Segurança do Trabalho
    Bombeiro Civil

  27. arnold says:

    meu bensames conheci o raimundo e ele e um otimo operador otima pessoa e ja presensiei ele içar varias tipos de carga trabalhamos na duratex e eu admirei muito e ele e ums dos melhores operadores do brasil e mais nada a dizer ele era uma otima pessoa que deus tenha ele num bom lugar ass
    :arnold lima coreia

  28. betim says:

    Que Deus tenho este operador num bom lugar.
    A familia meus pesames pelo acontecido.

    Sou coordenador de obras que deus nos guarde a todo momento.

  29. batata says:

    gostei de todos comentarios, mas quando existir a equaçao dinheiro x pessoas nao havera segurança

  30. JUAN FABER says:

    ola meus amigos operadores de guindaste de todo brasil boa noite quero deixar meu comentario e dizer que eu nao comcordo com o comentario do seu batata todos nos que operamos guindaste trabalhamos para levar o pao de cada dia para nossas familias mas nen por isso esquecemos de usar asegurança nao pençamos so en dinheiro ate mesmo pq se nao trabalharmos com segurança e acontecer um acidente e a familia que sofre o objetivo de cada operaçao de guindaste nao e so ganhar dinheiro mas tambem sair do local do serviço do jeito que chegamos e deixar o cliente satisfeito mas o segredo pra que tudo isso aconteça e colocar DEUS sempre a frente de cada operaçao um forte abraço a todos os operadores de guindaste de todo o brasil

  31. jonas says:

    eles devem ta preocupados com a perda de uma maquina desse porte o operador sempre é quem nenos emporta nesse tipo problema…………..

  32. lucimar trindade says:

    era meu colega trabalhei com na veracel no acidente q tev la

  33. lucimar trindade says:

    Esse raimunda q sofreu acinte trabalhei com ele na veracel trocando turno na liebher 200.q deus tenha em bom lugar

  34. JUAN FABER says:

    devemos trabalhar sempre com responsabilidade e respeitar o limite dos equipamentos lembrando sempre que en casa ten sempre alguen esperando que voutemos vivos pra nos abraçar.

  35. Lucimar Trindade says:

    Digo: Esse Raimundo que sofreu acidente, eu tive o prazer de trabalhar com ele na veracel trocando turno na liebheer 200tn. Que Deus o tenha em um bom lugar.

  36. W.T.D.S says:

    GENTE SOU EX.FUNCIONARIO DA LOCAR COMO DIZ NOSSO AMIGO JONAS ALI EM CIMA TODOS OS CHEFES DA LOCAR ESTÃO PREOCUPADOS COM O PREJUÍZO DAS MAQUÍNAS.

  37. alverino f da silva says:

    Nossa snhora da Aparecida de um luga confortavel para ao senhor raimuno.
    e proteja todos OP de Guindaste.

  38. alverino f da silva says:

    Peso que nossa senhora de Aparecida de um lugar confortavel para o Raimundo.e proteja todos nos operadores de Guindaste dos perigos.

  39. Matheus says:

    Praticamente um mês depois vim saber desse horrível acidente, seu Raimundo não o conheci pessoalmente, mais trabalhei com algumas de suas crias. Sempre encheram a boca pra falar desse homem. Que Deus o tenha.

  40. O comentario completo, sobre o acidente, esta escrito em meu Mural do Facebook., tomara que esse acidente não comprometa o fabricante, nos sentimos muito que o pessoal de segurança não se manifestou, pois esse seria o principal motivo havido no acidente ocorrido
    Porem, ninguem podera dar do que não tem (OSHA)
    José Barbosa

  41. Ubiratan santos says:

    Eu sou novo na área, trabalho na mesma empresa do ocorrido, creio que com a experiência que tinha O Raimundo e o respeito de quem o via em uma maquina de grande porte era de inveja total.
    Mas devemos respeitar todos os limites tanto o nosso com os das maquinas apesar de serem modermas são mecânicas. Não é momento de saber quem errou sim estudar para que não aconteça novamente.
    Gente em primeiro lugardevemos colocar Deus em tudo que iremos fazer.
    Que a paz de Deuas reine sobre esta familia.

  42. alex says:

    somente os bons sao capazes de operar uma maquina tao complexa como essa, e so Deus para confortar todas as familias de guindasteiros

  43. valmir says:

    foi esse operador que retirou essa maquina no porto de vitoria no es .e uns dos melhores da locar

  44. ronaldo says:

    quero comentar o comentario que o infeliz chamado antonio nunes postou no dia 23/08/2011, em primeiro lugar isso nem deve ter visto um guindaste de perto, mas se for um guindasteriro com cerrteza deve ser daqueles do tipo cabo fino, porque isso nao é coisa que se fale de um irmao de profissão, que Deus não tenha visto seu comentário infeliz! mas não me comparo ao seu carater e so te desejo sorte animal, pois esse foi o nome pelo qual vc chamou o colega falecido.

  45. Leandro de Oliveira says:

    Não sei bem o que falar sobre o Raimundo so o conheci no dia de buscar este equipamento no Porto em Vitória e o tempo todo me parecia uma pessoa muito conciente de todas as manobras e todos procedimentos dessa máquina com a qual aconteceu o trágico acidente que seifou sua vida, fiquei surpreso ao saber de quem se tratava, um Homem de muita experiência que deixou uma familia que certamente o amava muito que descanse em paz caro colega. E quero dizer que eu concordo totalmente com o colega Ronaldo sobre o Animal do Antonio Nunes se é que é esse o nome desse animal de cifre chamando (antonio nunes), se não tinha nada o que dizer que não tivesse ido a internet escrever um monte de besteiras sobre alguém que ele não conhecia.

  46. ederivaldo ferreira dos santos says:

    quem somos nos para jugar-mos um colega eu não o conhece mais vou orar por te deus te cubra com o manto sagrado fique com Deus eu ainda sou operador de munck mais mesmo assim vou orar pela familia tambem boa noite

Deixe um comentário