Acidente com a LTM11200 da Locar em Agua Doce – SC, videos e fotos inéditas!

Trágico e triste este acidente que ocorreu no parque eólico em Agua Doce – SC, resultando na morte do experiente operador Raimundo de Jesus, e destruiu a primeira LTM11200 “nacionalizada” em terras catarinenses, além da Grove que foi danificada. Todos sabemos que um operador para operar uma máquina de capacidade extrema tem experiência suficiente para seguir todos os procedimentos necessários em uma movimentação e montagem.

Mas não tendo informações mais concretas sobre o ocorrido acredito que houve sim um erro não do operador, mas talvez do procedimento de montagem. Algum estudo climático ou mesmo o horário de içamento, este é muito importante na hora de içar uma hélice eólica, pois toda a região possui características distintas. A “regras” sempre é içar a hélice quando não há muita oscilação termica e logo cedo pela manha.

Abaixo o vídeo de máquina e o operador chegando intactos no parque.

Logo mais a notícia, que girou em várias mídias locais e nacionais

Outro video;

 

E vamos as fotos inéditas!

Que Raimundo descanse em paz e que isto sirva de lição a todos os profissionais que lidam com este tipo de operação.

96 Comentários to “Acidente com a LTM11200 da Locar em Agua Doce – SC, videos e fotos inéditas!”

  1. Andre says:

    Eu vi na tv, realmente triste… isso deveria ser realizado bem no inicio do dia, onde venta pouco, “apesar de que, não se monta torre, onde nao venta” Deus acompanhe Raimundo.

  2. Fabio says:

    Que acidente terrível.
    Acredito que no Brasil a questão de custo é mais importante do que risco, vejo no mundo todo parques eolicos sendo montados com guindastes treliçados exatamente por se tratar de regiões de vendo continuo. Faltou prudencia no projeto e na execução.
    Abraços
    Fabio
    guindastemania@blogspot.com

  3. Wilson says:

    Realmente ficamos perplexos com esse acidente. Acidentes ocorrem e acho que não é hora de expecular nada, principalmente por que no Brasil, temos muitos “profissionais com telhado de vidro”
    com certeza as empresas e pessoas envolvidas nesse projeto não gabaritadas e experientes para estar ali.
    Acidentes ocorrem e depois de ocorrido, devemos aprender com tudo isso e não “meter o pau”, sem ter conhecimento de causa.

    Wilson

  4. Fabio says:

    Aprender sacrificando a vida dos outros, era melhor que fosse de outra forma.
    Nos USA e na EUropa um acidente coloca gente na cadeia e podem causar suspensões de locadoras como no caso da Antony, aqui nos aprendemos com a vida dos outros!
    Ta certo.

  5. Paulo Kafer says:

    Sem dúvida, conheço o local, e o clima tem que ser respeitado, ainda mais cumulus nimbus, nuvem muito comum no local, o termo é conhecido na aéronautica
    wind sheer, ou tesoura de vento, quando a rajada de vento vem, se segura Tião que o vento rosqueado chegou. nós operadores de equipamento grande ou pequeno porte temos que ter conhecimento de meteorologia,e decisão…, não dá e ponto. Mas a decisão é difícil…
    Paulo Kafer.

  6. Octávio says:

    Boa noite a todos. Como Site Manager e Engenheiro Civil, deixo a todos os colegas de profissão meu recado : Que apenas nós somos os responsáveis pelas vidas dos operadores e equipamentos que estão envolvidos na operação. Nunca percam a capacidade de indignação, nem a capacidade de dizer não frente a uma situação perigosa. Senhores, somos os mediadores de nossas atividades.

  7. slm bende inanıyorumki ruzgarın çok fazla olduğundan dolayı bu kaza olmuştur bu arkadaşa büyük geçmiş olsun allah sabırlar versin.

  8. Leonar says:

    Boa Noite, a todos lamentavel o ocorrido no parque eolico, minha empresa eata presenta no parque , no dia eu não eatava no local mas meus colegas de trabalho estavam e presenciaram a sena de perto, isso é muito triste a perda não so de um colega de trabalho junto ao parque mas um grande amigo e experiente operador deste grande e gigante equipamento, as decisão são muito dificie de tomar mas ninguem pode advinhar o que o fator tempo reserva de surpresa. Lamentavel, que Deus conforte a dor de seus familiares e quem nunca errou que atire a primeira pedra meus sentimentos aos familiares

  9. giba says:

    COM TODA ESSA TECNOLOGIA…..SERÁ QUE NÃO EXAGERARAM COM TODA ESSA GIB+FLY E A LANÇA PARECE SER TÃO FRACA QUEBROU EM TRES PONTOS.SENTIMENTOS AOS FAMILIARES

  10. antonio jose pinto says:

    É muito triste e doloroso a perda de um colega de trabalho, um grande amigo e experiente operador.

  11. Paulo says:

    Conheci pessoalmente Raimundo de Jesus,vulgo STOPÔ. Trabalhei com ele um proficional deste porte com mais de 15 anos de experiência, atuando somente em equipamentos de grande porte, sei que o mesmo não iria se submeter a fazer nenhuma loucura, ainda mais sabendo em relação ao clima do local, portanto caros colegas, o equipamento não é fagil, quem ja viu uma das 03 LTM 11200 que tem aqui no Brasil, sabe bem do que estou falando, o operador era um dos mais capacitados do pais, sem contar que ao lado dele estava outro operador do mais alto nivél nome fecticio JOÃO, tenho certeza que foram pegos de suspresa, em relação a correte de vento ou mesmo uma rajada no momento do içamento das Pás. Estou atualmente montando uma usina Eólica no RN, sabemos e somus altamente recomendados a ter muito cuidado, se tratando das reações climaticas do local.

  12. jullio cezar says:

    ei paulo ao lado dele n È fecticio joao nao è joas rodrigues irmao de josafa a qual eu sou filho

  13. jullio cezar says:

    e tambem quando acontesseu essa tragedi foi la pras 10:00 da manha n foi muito tarde

  14. ERICK TOLEDO says:

    Uma tragedia triste uma coisa dessas mesmo com o tempo pegando de surpresa, acho que esse equipamento não é adequado para esse serviço acho que um equipamento treliçado seria mais seguro com lança e contra lança, sou leigo prq tenho 3 anos de esperiencia más creio que seria mais seguro!

  15. cicero says:

    É lamentavel a perda do operador , falo isso pois tenho um profundo conhecimento de operação e movimentação de carga . Sou supervisor técnico desta área , já aposentado e continuo em atividade . Tenho visto que a maioria das empresas faltam qualificação profissional , tanto para operador quanto para cordenadores . A maioria não tem o menor conhecimento do que é movimentação de carga e operação de guindaste . Espero que com o ocorrido , algumas empresas tenham mais critérios ao escolher os seus profissionais e dê mais valor aos profissionais que realmente são capacitados .

  16. luckas tessaro(operador da LOCAR...) says:

    bom.. o resumo de tudoo .. é um fator de segurança… e uma dificuldade de risco em relaçao a risco… tais como vento .. chuva…. e descargas atemosfericas o permitido.. pra obra…tais como em todo o brasil.. é aproximadamente de 42km/h de vento.. .. esse fator numa peça.. e peso 4x.. o valor da peça… senhores desatento.. imprudencia.. e um poko de tolerancia.. talvez .. consiga mudar varios fatores em operaçao…

  17. Marcelo says:

    Acho que esse superisor nao conhecia o Raimundo,pq ele era um dos melhores operadores do Brasil e muito conhecimentos em equiptos Liebherr
    alem de ser uma otima pessoa.as pessoas tem que aprender a falar somente quando sober o que a pericia vai dizer sem julgar ninguem.As vezes as pessoa tem 40 anos de profissao mas nao sabe 1/3 do que uma pessoa com 5 anos sabe.

    E que o otimo operador Raimundo descanse em Paz e seja sempre lembrado

  18. luckas tessaro(operador da LOCAR...) says:

    raimundo apreendi muito com ele.. pra mim… ele era o melhor.. em conhecimento.. ele sabia.. mesmo…. mais coisas da natureza… é dificil a gente manter e competir com a natureza… relaçao.. a VENTO…. RAIMUNDOO KI DEUS ESTEJE COM VC.. SEMPRE. ESPERO KI VC ESTEVE NUM LUGAR MELHOR KI A GENTE AKI NA TERRA… ABRAÇOS

  19. luckas tessaro(operador da LOCAR...) says:

    ANTES DE COMENTAR… POR FAVOR… NAO POE CRÍTICAS… NAQUILO Q VC NAO SABE… POR FAVOR.. SI TIVER ALGUM CONHECIMENTOS.. SIM.. OU TALVEZ MUITOOS ANOS DE ESPERENCIAS.. SO PRA TI DAR UM DICA… MINHA FAMILIA É MAIOR DO BRASIL EM OPERADORES DE GUINDASTES… SOMOS 23–OPERADORES… 4SUPEVISORES e 1 engenheiro… somos da familia GONÇALVES… sobrenome…ok…

  20. ERICK TOLEDO says:

    creio que raimundo era uma fera no guindaste e não duvido da qualidade dele lamentavel a perda de deixo aqui os meus sinceros sentimentos a familia!

  21. cida says:

    MEU IRMÃO ESTA TRABALHANDO NESSA EMPREITADA E ESTAVA NO LOCAL DO ACIDENTE NA HORA NÓS PARENTES FICAMOS COM CORAÇAO NA MÃO COM NOSSOS FAMILIARES LONGE MAS FICAMOSCOMOVIDOS COM A FAMILIA POIS SABEMOS O SOFRIMENTO POIS FICAMOS LONGE TANTO TEMPO E QUANDO MENOS ESPERA RECEBER UM NOTICIA DESSA. FORÇA A FAMILIADO RAIMUNDO .

  22. sinto muito pelo que aconteceu.so pesso a Deus que de forças aos que presenciaram tudo inclusive meu irmão joas que estava no guindaste menor que tonbou com o peso da maior e que Deus proteja a todos sem nenhuma exeção os proficionais nessa area.E a familia do Raimundo que Deus vos de forças e abençoe a todos.

  23. Paulo Godoi says:

    Sabias suas palavras Lukas, so nos que conhecemos e convivemos com o proficional Raimundo, podemos ao menos falar sobre a maravilhosa pessoa que ele era, como amigo e como operador.

  24. PauloCésar(P.C)rigger says:

    Meus sentimentos para todos os familhares do Raimundo,não conheci este profissional, mas tenho certeza q era uma pessoa d bem, para nós que estamos sempre expostos ao risco faço votos que isso não aconteça com mais ninguém.

  25. ESTA FAMILIA DE OPERADORES QUE TEM CABO DE AÇO NO SANGUE DESEJA QUE O NOSSO COMPANHEIRO RAIMUNDO DESCANSE EM PAZ QUE DEUS O TENHA NUM BOM LUCAR FAZENDO AQUILO QUE MAIS GOSTAVA E QUE SO ELE TEM A RESPOSTA DO OCORRIDO O MAIS SERA PURA ESPECULAÇAO

  26. FUMAZZA says:

    Que DEUS confórte os familíares do nosso SALDOSO mano RAIMUNDO, quando trabalhei na LOCAR em 2007 pude conhece-lo um grande profissional.
    Concordo com VC mano LUCAS em suas palavras; sabemos que nosso mano RAIMUNDO tinha EXPERIÊNCIA de sóbra!!!!

  27. paulo pereira( operador locar) says:

    Só Deus sabe como fiquei chocado e triste quando recebi a noticia que meu grande amigo e irmão tinha partido , estava indo para o trabalho e ñ contive as lagrimas , foi muito cedo meu irmão mundinho como tive a liberdade e o prazer de chama-lo assim ; amanha vou mandar rezar uma missa em memoria do meu amigo mundinho que DEUS acolha em seus braços e conforte os corações quebrantados pela dor que nos assola no momento. Va com DEUS amigo e descanse em paz.

  28. André says:

    Uma fatalidade… Isso poderia ocorrer com qualquer um, para mim coisa do destino, operador do nível do Raimundo se conta em uma mão….

    Agora sabemos que a LTM11200 foi criada, para atender a esse tipo de serviço e pelo pouco que sei, a LTM11200 ja detem um histórico de 3 acidentes da mesma forma no mundo….(inclusive com os mesmos estragos) o que me chamou bastante atenção, claro que não estou desconfiando do equipamento Liebherr… alias quem sou eu…. mais cada vez mais, acho que para esse tipo de serviços as LR são as idéais… de preferência a LR1600/2-W ou LR1400/2-W.

    Obs: LTM11200 existem 4 agora, LOCAR, MAKRO, TOME e SARAIVA acaba de receber uma.

    Segundo informações a Tome comprou mais uma LTM11200, porem de esteiras….a 1º caso confirme.. vamos aguardar para ver…

  29. J. FRANKLIN says:

    como projetista de rigging, atuando na area de movimentação de cargas a mais de 30 anos, so tenho a lamentar tal fatalidade com o nosso companheiro Raimundo,e rogo a todos que antes de praticarem quaisque operação de içamento que parem, analizem ,planejem, tal operação a ser realizada para que no futuro não sermos surpreendidos com fatalidades iguais a esta.

    abraços a todos do ramo, e que DEUS todo poderoso tenha o nosso amigo nos vossos braços,
    meus pesames a familia do inesquecivel amigo

  30. conheci seu raimundo aqui na locar/filial vitória quando ele vei buscar esta maquina…tive a honra de telo-conhecido.

  31. ADERBAL PEREIRA TESSARO(operador da LOCAR...) says:

    Que deus poe ele… num bom lugar..RAIMUNDO…Foi o primeiro.. operador que me recebeu.. na locar.. assim no meu fichamento….. comenter algo no que vc conheça…. caso ao contrario.. melhor.. nao.. blz..

  32. QUE O SENHOR CONSOLE OS CORAÇOES DA FAMILIA DE RAIMUNDO
    NESTE MOMENTO DE DOR E ANGUSTIA POIS E SO DEUS PARA
    AMENIZAR A DOR DA PERCA !!!

  33. QUE O SENHOR DER FORÇA PARA TODOS DA FAMILIA,
    FORÇA PARA TODOS OS MAIS PROXIMOS E QUE ELE
    ONDE ESTIVER OLHE POR NOS TODOS ( COMPANHEIROS
    DE PROFISSAO ).

  34. JOSENILDO CALIXTO(operador da locar/RN) says:

    QUE DEUS ILUMINE ESTA FAMILIA,POIS NÃO TIVE OPORTUNIDADE DE CONHECER RAIMUNDO MAIS SEI QUE ELE ERA UM DOS MAIORES PROFISSIONAL,DESTA AREA.

  35. fernando gonçalves fontes says:

    não o conheci, mais para operar um equipamento deste porte pode contar que era um profissional dos melhores, vai com deus raimundo e reze por todos nós operadores.

  36. Paulo says:

    Fico empressionado em ver como as pessoas gostam de falar o que não sabem ou pensam que saber sobre o acidente, poderia ser com um guindaste de 1 ton ou com outro de 3.500 ton, são maquinas e estão sujeito a isto, agora em relação ao operador, todos sabem que o Raimundo era muito qualificado pra coisa, que aconteceu com ele foi que chegou o dia dele, Deus o chamou naquele dia naquela hora e não podemos dizer nada sobre isto, so o que acho que está mais que na hora de parar com estes comentários, seja a respeito do Operador como da Empresa envolvida no acidente, tenho certeza que estão fazendo de tudo para esclarecer o ocorrido o mais rapido possivél, e outro não samos nos que iremos mudar o que aconteceu com o Raimundo, dele alem da saudade que deixou, ficaram as lembranças, do bom amigo e ótimo operador.
    Estou vendo aqui todos falando da LTM 11200 que o Raimundo estava, mas estão esquecendo que na GMK 5160,estava outro operador dos mais qualificados que é o Joas, também operador da LTM 1200, estive na entrega técnica da maquina na garagem em São Paulo, junto com o Raimundo e Joas, e pude presenciar que foi uma entrega tecnica viu, com a supervisão de um engenheiro diretamente da fabrica, um gringo da Alemanhã, e foi passado junto aos dois tudo, mas tudo msmo, configuração por configuraçao, sem pular nenhuma estápa, fiquei 05 dias com guindaste de apoio e pude ver o empenho de todos envolvido nesta entrega, ninguém melhor que eles para dizer o que poderia ter acntecido não é memso. Abraços a todos, e que Deus nos proteja por este mundo a fora.

  37. jean jerbson/Operador SARAIVA. says:

    Tive o privilégio de conhecer esta pessoa que além de ser um profisional como poucos que já conheci;era um ser humano que amava e muito,(assim como a grande maioria desta área),o que fazia e fazia com uma capacidade extraordináia.Era um camarada que não se recuzava a ajudar,a tirar alguma dúvida,ou a orientar qualquer colega que por ventura viesse a procuralo.Tenho a plena certeza que não lhe faltou conhecimento,nem perícia e nem muito menos experiencia para estar onde estava.Me entristesse,além da perda deste amigo,são estes “SABTUDOS”,que ficam tentando advinhar o que aconteceu,e na maioria das vezes,coloca a falha no Operador,que claro é bem mais fáciu por não estar aqui pra se defender.Ficam dizendo,Foi isso,foi aquilo,se tivesse feito isto…A palavra diz que nem uma folha sêca cai de uma árvore se não for com sua permissão de DEUS.DEUS é o dono de nossas vidas,se ele nos deu,pode tirala na hora que quizer.Antes de julgarem o profissional,tenham muito respeito.A família inlutada meus pêsames e saibam que ele era muito querido.Que DEUS o conduza na luz divina.

  38. Fabio says:

    Nossa, que perola, ” são maquinas e estão sujeito a isso”.

    É verdade, estão sujeitas a isso uma vez que são operadas por pessoas e pessoas erram.
    Conforme estatística da revista Cranes Today, 99,9% dos acidentes com guindastes são causados por erros humanos.
    Não estou colocando a culpa em ninguém mas foi uma sucessão de erros humanos que causaram o acidente.
    Eu fico ” empressionado ” ou impressionado em ver como as pessoas não respeitam uma simples opinião e a minha é esta. Erros que devem ser investigados para as punições devidas.

  39. Heltonfabri says:

    Eu vi as fotos do acidente,muito impressionante.Eu não conheci o operador Raimundo,mas meus companheiro de firma,conheceu ele pessoalmente.Dizem que ele era um operador muito experiente e gente boa demais.So a pericia vai saber dizer as causas do acidente certo.Que Deus ilumene ele e conforta a familia .

  40. É uma pena realmente uma grande perda
    Um colega de profição que Deus o tenha em bom lugar

  41. gilmar says:

    Raimundo descanse em paz vc foi um grande companheiro fique com Deus

  42. julio says:

    meus pesames raimundo que deus o tenha. e minha gente criticar e facil mais sentar na cabine de operaçao e por as maos no joystick e dificil entao nao critiquem porque o equipamento era otimo pois se trata de um liebherr ltm 11200 uma maquina otima pq eu ja vi de perto uma que e a da tome . e o raimundo era um otimo operador entao caros colegas voces que operam esses madal de 30 ton ou esses xcmg de 70 tons nao confunda as coisas eu opero um liebherr ltm 1250 e ja senti na pele o que uma rajada de vento forte o guindaste balança tudo . entao nao brinquem com a natureza pq ela e traiçuera . um abraçao a todos do blog e meus pesames a familia de raimundo e a grande empresa locar

  43. romulo@locar@recife says:

    nao o conhecí,tenho pouco tempo de locar,porém independente de quem se trate,devemos respeitar antes de tudo o profissional, raimundo, pois era isso que ele estava se dispondo no momento. nao é o momento de procurarmos causa ou causadores, porque todo profissional do seguimento, conhece todos os riscos da profissao pois fazemos segurança durante as 8hs,que passamos em atividade diária, portanto colegas foi uma fatalidade e como tal ninguem estar livre dela.meus sentimentos a sua família e tenham certeza ele era um exelente profissional.

  44. Antonio (operador Zandona) says:

    Olha a macaca está a solta na Locar mesmo. Depois de um acidente terrivél daqueles com a LTM 11200, que levou a morte o nosso amigo Raimundo (stopô), estou sabendo que na data do dia 01/08/2011 na obra do Jiraú aconteceu mais um acidente com maquina da Locar, agora foi uma LR 1400, com o Sr. EURIPEDES, operador muito experiênte, que estava levantando um painel pré montado de 27 ton, quando o cabo do luffing se rompeu vindo tudo a baixo, graças a Deus não matou ninguém se fereu 03 operario que estavam proximos e danificou o equipamento. Olha Sr. Julio Eduardo Simões, caso o mesmo tenha fé, acho que está mais que na hora de se apegar com Deus, pois dois acidentes assim um atraz do outro, quem alguma coisa de errado não acham. Abraços

  45. Carlos Josimar Almeida da Silva says:

    descase em paz Raimundão….

    otimo profissional, tive a oportunidade de trabalhar com ele na Obra Onça Puma e Ourilandia do Norte-PA.

    e que Deus venha abençoa a sua familia neste momento de sofrimento..

  46. Edwilson Lima says:

    Meus sentimentos a Familia ilutada, pela perca de nosso querido colega Raimundo. “Que DEUS perdoe seus pecados e o coloque aonde ele merecer ” Sera sempre lembrado por todos que o conheceu com muita saudade ! descanse em PAZ…

  47. Anderson martins says:

    E uma tristeza o que aconteceu, lamentavel!! Eu tambem sou operador de guindaste e tambem ja ate montei torres eolicas com um guindaste kobelco para 550 toneladas no qual estou trabalhando ate hoje.. Infelismente acidentes acontecem…

  48. Pedro Migueis says:

    Após ler todos estes comentários se vê o nível profissional de tantos que aqui se dizem operadores de guindastes do mais alto nível. Todos devem saber que os guindastes não erram, a tecnologia investida pelo fabricante nesses equipamentos é do melhor que existe actualmente. O erro humano é a principal causa dos acidentes nos canteiros de obra públicos ou privados. Já presenciei vários acidentes e já vi cenas absurdas praticadas por operadores de alto nível. Já vi gruas de 300T e 500T a tombar só por força do vento e isso porque? Porque a empresa quis poupar uns contos e não comprou o “anemómetro” (pequeno acessório que calcula a velocidade do vento). Isso tudo junto com a falta de responsabilidade de um manobrador de dizer NÃO a uma determinada situação implica em situações desastrosas para o próprio. Não sou homem de me gabar do que não sei, já errei e aprendi a dizer NÃO em certas situações mas posso dizer firmemente que sou muito bom operador de guindastes, com certificado profissional e com várias passagens pela Europa conhecimentos múltiplos da tecnologia Liebherr e técnicos dessa respeitosa Liebherr. Gostava de ver muitos desses operadores a trabalhar em paises Europeus onde se puxa pelo operador ao limite seja com sol, chuva, ou neve. Lamento a perda dessa vida humana. Os meus sinceros sentimentos à família e amigos.

  49. [...] foi o mês da URUCUBACA para a LOCAR, em consequência para a Liebherr aqui no Brasil. Tivemos o acidente com a LTM11200 em Agua Doce, aqui em Santa Catarina que levou a morte um dos melhores operadores do Brasil, e logo após outro [...]

  50. Anderson martins says:

    Eu sou operador e amo oque faso , trabalho com uma kobelco sl6000 550 toneladas e por gostar muito naquilo que fasso eu me preocupo sempre em aprender mais e dedicar mais . Mas tenho algo importante a dizer: as empresas estao esquesendo de ensinar e aperfeisuar os seus encarregados os seus supervisores os lideres e as pessoas de frente do trabalho e por isso estamos vendo coisas acontecendo por ter pessoas nao qualificadas nos comandos, pesso a a vcs que reflitem e pence bem ,eu acho que o erro esta ai..

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