Dispositivo de segurança para guindastes acima de 3,85m de altura “TRAM”

O grupo neo zelandês de guindastes (New Zealand Crane Group) esta instalando um sistema anti-queda para operadores e ajudantes quando vão efetuar alguma operação sobre a lança principal como mosta a figura abaixo:

A empresa decidiu instalar este sistema em todos os guindastes acima de 80t, estes que possuem uma altura de 4m. Caso uma pessoa caia deste altura pode se machucar seriamente ou até mesmo causar a morte.

As primeiras maquinas a serem instaladas serão as Groves GMK 5170 e GMK4100, e em um futuro próximo em outras 10 unidades variadas.

O dispositivo chamado TRAM ( Travel Restraint Access Module / Modulo de acesso limitado de “viagem” ) abilita os operadores ou ajudante andarem sobre a lança principal sem rico de queda, o usuário terá a sua disposição um linha dupla movel e uma espécie de corrimão em todo o comprimento da lança principal. Os usuários deste sistema terão total mobilidade para efetuar todas as ações necessárias em uma determinada tarefa.

O corrimão gira 180 graus e tem a possibilidade de se dobrar quando não esta sendo utilizado.

Video da ferramenta:

 

Achei bem interessante esta ferramenta, tudo é muito útil e deve ser utilizado quando estamos se referindo a segurança. No Brasil não sei se as empresas iriam levar em consideração, mas garanto se os clientes das locadores exigissem tal equipamento de segurança as coisas poderiam ser diferentes. Nota-se que esta ferramenta não limita o operador tão pouco o guindaste e só tende a somar na prevenção de acidentes, que todos sabem o quão liso é uma lança de guidaste, molhada ou mesmo “lubrificada”. Admiro-me como guindastes como a LTM11200 da Liebherr que em toda operação é necessário a instalação da lança não possuir nenhum dispositivo de amarração para o profissional que irá efetuar. Mas fica ai a dica para quem quiser inovar com seu cliente, que graças ainda bem que possuem clientes que dão valor a isto, ao menos, deveriam.

2 Comentários to “Dispositivo de segurança para guindastes acima de 3,85m de altura “TRAM””

  1. ERICK TOLEDO says:

    legal, procedimento correto e evita quedas mais graves!

  2. Matheus says:

    Simplesmente fantastico, segurança em 1º Lugar!

Deixe um comentário