Um leitor postou um comentário com este vídeo acima, não sei muito bem o que ocasionou o acidente, em meu ponto de vista acredito que o inesperado aconteceu: Os dois guindastes pararam de funcionar.
Pois não consigo entender como, e porque os operadores, encarregados e técnico não tomaram alguma providencia para que isto não ocorresse.
Bem, para quem é do ramo, assistir este vídeo é como assistir um vídeo de suspense, o único problema é que já sabemos o final.
Caso alguém saiba, fique a vontade nos comentários para explicar.
Os comentários no Youtube indicam que o guindaste com lança treliçada estava sofrendo reparos. A atuação do guindaste com lança telescópica era justamente dar apoio a operação de reparo do outro guindaste.
Ta na cara, ne!? Sobrecarga e incompetencia! A lança do guindaste treliçado estava sendo erguida com ajuda do md-30, dai o operador do guindaste treliçado aliviou o peso dos pendentes e terminou o md-30 ficando com todo o peso da lança, que no meu ver cada sessao de lança pesa em torno de 3 ton… Basicamente foi isso!
BEM PELAS IMAGENS, É COMPLICADO MAIS DEVERIAM AGILIZAR,PARA ELE ALIVIAR A CARGA UMA GRANDE PERDA EM EQUIPAMENTO, BEM COMO NO EMOCIONAL DO OPERADOR, ESPERO QUE ESTEJA TD BEM COM ESTE PROFISSIONAL…. DAI VAI A DICA NA DUVIDA PARE.
bom a causa do acidente foi negligencia o equipamento treliçado estava com uma fahla na lança ai en tao enviarao a xcmg de 100 ton para com a maquina segurar a lança treliça sendo assim o mecanico iria soltar o sistema para a lanca da treliça descer com a xcmg mas chegando no local o operador viu que n dava para ser feito entao o mecanico entrou em contato com o engenheiro operacional e engenheiro altorizou q fizece a operacao ai deu no q deu varias falhas começando pela configurao de lança poziçao da xcmg e mas ainda negligencia é gente nós operadores temos q ter decisoes unicas se da tudo bem se n da ou duvida nunca faça abraços
me tirem uma duvida sou novo nesse ramo de guindaste uma xcmg 100 ton leva
o contra peso nela mesmo ou e desmontavel se nao a partir de que modelo começa a ser desmontavel
bem assisti o video e nao consegui entender oque queriam fazer mas independente de baixar ou subir a lança treliçada porque quando perçeberam que a maquina de 100 ton nao iria aguentar porque nao baixar a carga da maquina de 100 ton…
pois os pendentes da lança treliçada iriam sustentar o peso da lança eaw ou mudaria a maquina de 100 ton ou colocaria outra para dividir o peso ok…
e só mais uma coisa a maquina treliçada estava funcionando pois ao baixar o cavalete sobrecarregou a maquina de 100..
no mais é isso que consegui enxergar
Assisti o vídeo juntamente com um operador de guindastes da empresa que trabalho e ambos tivemos um entedimento igual, ou seja, a máquina XCMG 100ton, estava patolada em local errado onde a mesma deveria ter sido posicionada mais próximo da extremidade da lança. pois no vídeo observamos que o raio de trabalho e o posicionamento da lengada ficou errado, tendo em vista que a máquina de 100ton só iria sustentar a lança da máquina trelissada para um intervenção mecânica. Observamos que a máquina começou a bater patola e por que não arriaram a carga e repocionaral a máquina e a lengada? outro ponto é que quado o cavalete encosta na trelissa os acessórios que estavam em ângulo em relação a estremidade da lança que imediatamente procurou a vertical em relação ao gancho com isso ouve a sobrecarga no guindaste ultrapassando possivelmente a estabilidade estrutural da mesa de giro.
Um detalhe, é que a lança treliçada não é uma carga simples. Em vez disso, a força que ela produz tem duas componentes: Uma vertical e outra horizontal no sentido da cabeça da lança.
Acho que houve mal posicionamento do guindaste, ponto de estropamento equivocado (a lança treliçada é uma alavanca) e ainda teve o efeito do cavalete que, pode não parecer, mas, bateu com violência na lança treliçada, causando uma aumento apreciável na carga.
Dito isso, não tinha abortar antes de a m. acontecer?
olha pela logica eu estava proximo a lança estava danificada e n podia descer da forma normal ai chamarao a xcmg para dar apoio quando fizerao tudo errado patolarao errado configurao errado a lanca quando o mecanico liberou o sistema de segurança da treliça logo a xcmg bateu patola
se o mecanico continuce descendo a lanca o peso todo dela iria para a xcmg entao acionarao de novo a trava de segurança ai o peso da lança trelica ficou dividido para a xcmg e a treliça ai eles opetarao de tentar desmontar a treliça no desipero ai deu no q deu
Doideira. demorei pra entende. sou do rj e nao sabia. Alguem tem ideia do peso final.quer fixer, lanca trelicada+cavalete+cabos+moitao?
negligencia na operaçao,falta de planejamento ,guindaste (xcmg) mal posicionada muito distante fazendo com que ficasse com configuraçao de lança inadeguada para operaçao causando sobre carga.
Prezados
Sou Coord. de operações do Porto estava no local exatamente no momento do ocorrido e acompanhei todo o desenrolar da situação. Ao contrário do todos estão dizendo sobre falhas do planejamento e operação, segue abaixo os dados da manobra e a descrição do que realmente aconteceu:
– Guindaste treliçado Liebherr 350 (avariado e sendo desmontado)
– Guindaste XCMG 100 ton. (apoio na desmontagem)
– O Guindaste XCMG estava com um raio de 7 m e pela tabela a capacidade com os 26,6 m de lança era de 21 ton. , já descontado o moitão.
– Segundo os técnicos da empresa subcontratada e dona de ambos os guindastes o peso da lança era de 18 ton comprovado através de documento s da Liebherr, porém eu não tenho como comprovar a fidelidade dos mesmo uma vez que eram cópias.
– Eslinga foi feita com 2 cintas para 20 ton. cada com amarração simples.
– O que houve foi que no momento em que se iniciou a descida da lança o solo cedeu na área da patola traseira esquerda, afundando aproximadamente 1m e levando ao guindaste telescópico a tombar.
– Todos os laudos de compactação e capacidade de carga do solo foram apresentados para comprovar que o que aconteceu foi, lamentavelmente, um imprevisto. A suspeita e de que houve uma infiltração de uma rede pluvial naquela área e isso enfraqueceu o terreno, porém não posso confirmar. Havia bastante terra molhada na região do afundamento.
– Após o afundamento o posicionamento do QSMS do Porto foi de isolar a área e e deixar o guindaste descer de vez pois chegamos a conclusão de se o guindasteiro retornasse máquina estaríamos arriscando sua vida.
– O vídeo foi feito por um tripulante da embarcação Island Spirit que estava atracada na data do ocorrido.
Espero que esse post seja esclarecedor.