Acidente no porto de Niterói, arranca mesa de giro de guindaste XCMG

Um leitor postou um comentário com este vídeo acima, não sei muito bem o que ocasionou o acidente, em meu ponto de vista acredito que o inesperado aconteceu: Os dois guindastes pararam de funcionar.

Pois não consigo entender como, e porque os operadores, encarregados e técnico não tomaram alguma providencia para que isto não ocorresse.

Bem, para quem é do ramo, assistir este vídeo é como assistir um vídeo de suspense, o único problema é que já sabemos o final.

Caso alguém saiba, fique a vontade nos comentários para explicar.

12 Comentários to “Acidente no porto de Niterói, arranca mesa de giro de guindaste XCMG”

  1. Guilherme says:

    Os comentários no Youtube indicam que o guindaste com lança treliçada estava sofrendo reparos. A atuação do guindaste com lança telescópica era justamente dar apoio a operação de reparo do outro guindaste.

  2. Jean Josephe says:

    Ta na cara, ne!? Sobrecarga e incompetencia! A lança do guindaste treliçado estava sendo erguida com ajuda do md-30, dai o operador do guindaste treliçado aliviou o peso dos pendentes e terminou o md-30 ficando com todo o peso da lança, que no meu ver cada sessao de lança pesa em torno de 3 ton… Basicamente foi isso!

  3. claudio.. says:

    BEM PELAS IMAGENS, É COMPLICADO MAIS DEVERIAM AGILIZAR,PARA ELE ALIVIAR A CARGA UMA GRANDE PERDA EM EQUIPAMENTO, BEM COMO NO EMOCIONAL DO OPERADOR, ESPERO QUE ESTEJA TD BEM COM ESTE PROFISSIONAL…. DAI VAI A DICA NA DUVIDA PARE.

  4. douglas says:

    bom a causa do acidente foi negligencia o equipamento treliçado estava com uma fahla na lança ai en tao enviarao a xcmg de 100 ton para com a maquina segurar a lança treliça sendo assim o mecanico iria soltar o sistema para a lanca da treliça descer com a xcmg mas chegando no local o operador viu que n dava para ser feito entao o mecanico entrou em contato com o engenheiro operacional e engenheiro altorizou q fizece a operacao ai deu no q deu varias falhas começando pela configurao de lança poziçao da xcmg e mas ainda negligencia é gente nós operadores temos q ter decisoes unicas se da tudo bem se n da ou duvida nunca faça abraços

  5. rodrigo says:

    me tirem uma duvida sou novo nesse ramo de guindaste uma xcmg 100 ton leva
    o contra peso nela mesmo ou e desmontavel se nao a partir de que modelo começa a ser desmontavel

  6. julio says:

    bem assisti o video e nao consegui entender oque queriam fazer mas independente de baixar ou subir a lança treliçada porque quando perçeberam que a maquina de 100 ton nao iria aguentar porque nao baixar a carga da maquina de 100 ton…
    pois os pendentes da lança treliçada iriam sustentar o peso da lança eaw ou mudaria a maquina de 100 ton ou colocaria outra para dividir o peso ok…
    e só mais uma coisa a maquina treliçada estava funcionando pois ao baixar o cavalete sobrecarregou a maquina de 100..
    no mais é isso que consegui enxergar

  7. Glaydson says:

    Assisti o vídeo juntamente com um operador de guindastes da empresa que trabalho e ambos tivemos um entedimento igual, ou seja, a máquina XCMG 100ton, estava patolada em local errado onde a mesma deveria ter sido posicionada mais próximo da extremidade da lança. pois no vídeo observamos que o raio de trabalho e o posicionamento da lengada ficou errado, tendo em vista que a máquina de 100ton só iria sustentar a lança da máquina trelissada para um intervenção mecânica. Observamos que a máquina começou a bater patola e por que não arriaram a carga e repocionaral a máquina e a lengada? outro ponto é que quado o cavalete encosta na trelissa os acessórios que estavam em ângulo em relação a estremidade da lança que imediatamente procurou a vertical em relação ao gancho com isso ouve a sobrecarga no guindaste ultrapassando possivelmente a estabilidade estrutural da mesa de giro.

  8. Guilherme says:

    Um detalhe, é que a lança treliçada não é uma carga simples. Em vez disso, a força que ela produz tem duas componentes: Uma vertical e outra horizontal no sentido da cabeça da lança.
    Acho que houve mal posicionamento do guindaste, ponto de estropamento equivocado (a lança treliçada é uma alavanca) e ainda teve o efeito do cavalete que, pode não parecer, mas, bateu com violência na lança treliçada, causando uma aumento apreciável na carga.
    Dito isso, não tinha abortar antes de a m. acontecer?

  9. douglas says:

    olha pela logica eu estava proximo a lança estava danificada e n podia descer da forma normal ai chamarao a xcmg para dar apoio quando fizerao tudo errado patolarao errado configurao errado a lanca quando o mecanico liberou o sistema de segurança da treliça logo a xcmg bateu patola
    se o mecanico continuce descendo a lanca o peso todo dela iria para a xcmg entao acionarao de novo a trava de segurança ai o peso da lança trelica ficou dividido para a xcmg e a treliça ai eles opetarao de tentar desmontar a treliça no desipero ai deu no q deu

  10. Alan says:

    Doideira. demorei pra entende. sou do rj e nao sabia. Alguem tem ideia do peso final.quer fixer, lanca trelicada+cavalete+cabos+moitao?

  11. chico weine says:

    negligencia na operaçao,falta de planejamento ,guindaste (xcmg) mal posicionada muito distante fazendo com que ficasse com configuraçao de lança inadeguada para operaçao causando sobre carga.

  12. Wagner Lamas says:

    Prezados

    Sou Coord. de operações do Porto estava no local exatamente no momento do ocorrido e acompanhei todo o desenrolar da situação. Ao contrário do todos estão dizendo sobre falhas do planejamento e operação, segue abaixo os dados da manobra e a descrição do que realmente aconteceu:
    – Guindaste treliçado Liebherr 350 (avariado e sendo desmontado)
    – Guindaste XCMG 100 ton. (apoio na desmontagem)
    – O Guindaste XCMG estava com um raio de 7 m e pela tabela a capacidade com os 26,6 m de lança era de 21 ton. , já descontado o moitão.
    – Segundo os técnicos da empresa subcontratada e dona de ambos os guindastes o peso da lança era de 18 ton comprovado através de documento s da Liebherr, porém eu não tenho como comprovar a fidelidade dos mesmo uma vez que eram cópias.
    – Eslinga foi feita com 2 cintas para 20 ton. cada com amarração simples.
    – O que houve foi que no momento em que se iniciou a descida da lança o solo cedeu na área da patola traseira esquerda, afundando aproximadamente 1m e levando ao guindaste telescópico a tombar.
    – Todos os laudos de compactação e capacidade de carga do solo foram apresentados para comprovar que o que aconteceu foi, lamentavelmente, um imprevisto. A suspeita e de que houve uma infiltração de uma rede pluvial naquela área e isso enfraqueceu o terreno, porém não posso confirmar. Havia bastante terra molhada na região do afundamento.
    – Após o afundamento o posicionamento do QSMS do Porto foi de isolar a área e e deixar o guindaste descer de vez pois chegamos a conclusão de se o guindasteiro retornasse máquina estaríamos arriscando sua vida.
    – O vídeo foi feito por um tripulante da embarcação Island Spirit que estava atracada na data do ocorrido.

    Espero que esse post seja esclarecedor.

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