CONEXPO, parte 1

Amigos, infelizmente ontem cheguei no hotel muito cansado apesar de aqui ser 23h da noite, no Brasil era 4h da manhã, então meu corpo não aguentou, fiz o possível para deixar o dia mais interativo postando várias fotos e detalhes genéricos no facebook, espero que tenham gostado. Hoje continuarei a fazer!

As primeiras impressões que tiver ao chegar na feira é que ela é uma BAUMA dividido por 3, não pela grandiosidade em geral pois a CONEXPO não deve em nada, mas em espaço físico. Não é pra menos, pois estamos no “meio de Las Vegas”!

Visitei rapidamente os stands da Terex, Liebherr e Manitowoc no fim participei da comitiva de imprensa da Manitowoc onde ela falou bastante da sua inovação o VCP.

Terex:

superlift3800-conexpo

Trouxe a maior lança da feira, a famosa SUPERLIFT 3800, a menina dos olhos deste fabricante! Montada para ter versatilidade na sua mobilização e montagem esta é uma das máquinas que a TEREX aposta no mercado.

Também trouxeram a Explorer 5600, guindaste todo terreno de 160t métricas que foi fabricado para “rodar” qualquer parte do mundo, visando a legislação de transito e ter uma desenvoltura execpcional pelo baixo peso, se comparado aos seus antecessores os guindastes AC. Visualmente são guindastes mais dinâmicos. Para quem não sabe a classe EXPLORER é a classe que substitui os “antigos” AC (all terrain cranes).

Liebherr:

lr1000-conexpo

lr1000-conexpo-2

Ahhh a Liebherr, sei que no Brasil existem amantes deste equipamento por sua modernidade e tecnologia embarcada. Aqui na Conexpo eles trouxeram alguns equipamentos interessantes, LR 1000 guindaste sobre esteira de 1000t! Lançaram também a nova LTM1160-5.1 guindaste sobre pneus de 05 eixos com capacidade de 160t métricas com somente 1 motor, isto mesmo, somente um motor!

ltm1160-5.2-conexpo

Também esta exposto a LTR1220, que é um guindaste telescópico sobre esteira. Até ai normal, a inovação são os apliques de polyamida nas esteiras, para trabalhos em ambientes que o solo precisa ser preservado. Penso que veremos muitos destes equipamentos agora no Brasil.

ltr1220-conexpo

ltr1220-conexpo-2

LTC1045-3.1 não que seja um produto que venha pra o Brasil pois sua entrada em terras tupiniquins é muito cara devido as taxas de importação quando se existe um “similar nacional” mas este guindaste de 45t chamou atenção por duas coisas, uma por somente ter somente uma cabine, outra por esta acompanhar o percurso da lança assim o operador tem uma visão privilegiada da operação, excelente para operações técnicas!

ltc1045-conexpo

ltc1045-conexpo-2

O que falar do LTM1750-9.1? Guindaste que enche os olhos! Veio para sanar o “gap” entre a 500t e a 1200t e com certeza iremos ver unidades destas rodando pelo Brasil, o ponto “fraco” é que a legislação brasileira somente autorizaria rodar um guindaste com mais de 8 eixo (este no caso possui 9) com escolta, não que isto seja um grave problema, mas é mais um item que onera na mobilização, que todos sabem: não é nada barata.

ltm1750-91-2-conexpo

ltm1750-91-conexpo

Manitowoc:

mlc650-vpc-conexpo

A grande surpresa que a Manitowoc prometeu para CONEXPO é o VCP, seu sistema de contrapeso com posicionamento variável, para quem não conhece guindastes sobre esteira de grande porte (eu não conhecia até pouco tempo atrás, não que agora eu conheço, mas algumas experiências fizeram eu ser obrigado a conhecer), vou tentar explicar um pouco como é a composição de contrapesos.

mlc650-vpc-conexpo-2

Você tem o contrapeso que fica na parte de tras do guindaste
Você tem o contrapeso que fica no “car body/chassi”
Você tem o contrapeso que fica no “carro” (estrutura que fica mais pra trás ainda, podendo esta ser distanciada)

vpc-conexpo

O que a Manitowoc fez foi o seguinte; ela pegou e projetou um sistema que a partir do momento que você baixa a lança o contrapeso que fica na parte de trás do guindaste começa a se distanciar automaticamente como mostra a foto abaixo.

manitowoc-vpc-ilustracao-conexpo

Quais as grandes vantagens:

  • Centro de gravidade do guindaste mantém-se o mesmo
  • Trabalhos sobre balsa são optimizados por manter-se o centro de gravidade
  • 10x menos gastos com a preparação do solo, pois existem operações que não necessita a montagem do “MAXER” (carro) como demonstra ilustração abaixo (parte mais escura seria a área a ser preparada para a operação)

vpc-solo-conexpo

Este sistema veio para ser uma opção inteligente quando você precisaria montar o MAXER, agora com o VCP muitas operações serão feitas sem este adicional, tornando mais rápido, pratico e menos custoso :)

Peço desculpas pela qualidade das fotos, mas como é uma feira mais compacta e bem movimentada é difícil conseguir bons ângulos.

Espero que gostem do trabalho, e conto com a participação de todos.

Vamos ao segundo dia!

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