Bem, todos lembram do acidente que estremeceu o cenário mundial de guindastes, futebol e engenharia do dia 27 de novembro de 2013. Caso você queira lembrar, clique aqui.
Muito se disse, muito não se disse…
A Liebherr até lançou uma nota oficial sobre o ocorrido no dia 13 de fevereiro de 2014.
Agora a Odebrecht responsável pela obra encomendou um estudo realizado por Fernando Mattos, perito e mestre em engenharia pela USP (Universidade de São Paulo). Este aponta que o guindaste estava com 40t a mais de contrapeso do que o informado no estudo de rigging. “Seria suficiente para gerar uma situação de instabilidade e colapso estrutural”
A Locar, proprietária do guindaste e responsável pelo içamento disse em nota: “Entende não serem válidos quaisquer estudos particulares contratados por empresas envolvidas no processo” e que “reconhece o único laudo oficial, elaborado pelo Instituto de Criminalística, que aponta o solo como a exclusiva razão da queda do guindaste.”
Em um acidente deste tamanho, envolvendo gente “deste tamanho”, todos querem encontrar o culpado. Mas será que o culpado será 1 só?
Aguardaremos os próximos capítulos.