Erro de fabricação é diagnosticado em acidente com guindaste

erro-fabricacao-guindaste-singapura

 

Este acidente ocorreu ano passado na galeria nacional de Singapura.

Ismail Sias, o operador da grua que é totalmente qualificado para exercer a função e efetuou todo check-list para iniciar a operação relatou que quando estava içando uma escavadeira hidráulica de 5t e a capacidade da grua para a configuração era de 15t. O jib da grua começou a vibrar,  ao observar que algo de errado estava acontecendo, o mesmo ativou o botão de de “parada de emergência”, mas instantaneamente ao pressionar o botão a lança caiu sobre o prédio junto com a escavadeira. No impacto parte do contrapeso do guindaste também se deslocou.

Um operário tailandês ficou preso no moitão do guindaste teve seu braço esquerdo amputado desde o ombro e sua perna deslocada.

Outro operário, de Bangladesh morreu pois foi atingido pelo contrapeso do guindaste.

Enfim, uma verdadeira tragédia. Este ano após muitos estudos e perícias analisaram que o guindaste possuía roldanas em desacordo com seu projeto inicial, variando de 0,33 a 1,28mm maior do que o permitido. Resultando em uma roldana excessivamente “frouxa” entre polias e rolamentos, e isto teria permitido que o cabo pegasse as roldanas até sua quebra. Explicando a vibração anterior ao incidente relatado pelo operador.

Responses are currently closed, but you can trackback from your own site.

Comentários fechados.