Acidente de guindaste na Arábia Saudita mata mais de 60 pessoas

Um acidente com um guindaste na Grande Mesquita, na cidade sagrada de Meca, matou pelo menos 60 pessoas, disseram autoridades da Arábia Saudita. A tragédia ocorre dias antes do início da peregrinação anual do Hajj, quando dois milhões de turistas religiosos devem seguir até o país. Vários vídeos e fotografias divulgados nas redes sociais mostram vários corpos ensanguentados estendidos no chão da mesquita, que estava muito movimentada, como é habitual, no momento do acidente.

Mais de 180 pessoas ficaram feridas, segundo a Defesa Civil saudita. A cidade de Meca foi castigada nos últimos dias por fortes tempestades acompanhadas de vento, o que poderia ter provocado o acidente. As autoridades formaram uma comissão para investigar a queda do guindaste.

A peregrinação a Meca é um dos cinco pilares do Islã, junto à ‘shahada’ (profissão de fé), a esmola, a oração, e o jejum no mês do Ramadã. A Grande Mesquita é o local que abriga a Caaba, a ‘Pedra Negra’ que é a principal relíquia do Islã. O templo está passando por uma grande reforma e o governo saudita quer expandir a área para receber mais turistas e modernizar instalações do entorno.

Fonte.

Atualização. Foto abaixo é do local antes do acidente, podemos observar a movimentação de guindastes e pessoas.

3500

 

Imagens do foco do acidente

Mais videos: http://www.theguardian.com/world/live/2015/sep/11/mecca-crane-crash-more-than-50-dead-at-grand-mosque-live

UPDATE: Técnicos da Liebherr estiveram no local do acidente e identificaram que com a configuração de 190m de lança recebendo ventos de até 80km/h a lança deveria ter sido baixada e não foi, mesmo sem qualquer carga, o guindaste tombou. Provando mais uma vez como o vento influencia em nossas operações.

Responses are currently closed, but you can trackback from your own site.

Comentários fechados.