Guindastes no resgate dos 33 mineiros chilenos

Todos aqui devem saber ou ao menos escutaram as notícias do glorioso resgate dos 33 mineiros que estavam a mais de 02 meses presos em uma mina. Muito se elogiou a engenharia do resgate, a engenharia da capsula Fenix II, a engenharia da perfuração como um todo.

Mas ninguém falou dos guindastes utilizados nesta operação. E queira ou não em uma operação de resgate como esta todos são importantes gerando um elo. E sem guindaste eles estariam lá em baixo a 700m de profundidade, até hoje.

Pesquisando na internet consegui algumas informações e fotos.

Uma empresa fornecedora de um dos guindastes foi a Burger Gruas em entrevista realizada com o proprietário da empresa Raul Burger, o mesmo mencionou que sua Grove GMK5130-2 estava a disposição com mais 04 funcionários rodando 24h por dia alimentando as máquinas de esteira com os tubos de aço de 12m e 5t.

Vecchiola, uma empresa local da cidade de Copiaco, estava com 04 RT´s da Grove e 18 pessoas também 24h por dia. Fazendo os serviços necessários para gerar rendimento a obra.

A perfuratriz que foi utilizada chegou em 42 caminhões e foi montada em tempo record, sem nenhum incidente, graças a quantidade necessária de guindastes no “job site” – Segundo a Manitowoc.

Como a maioria dos envolvidos era Chileno, deve ter sido muito emocionante e gratificante ver todas estas pessoas e organizações unidas com um objetivo em comum. Fica o exemplo, não só da bravura dos mineiros mas também a forma como tudo foi conduzido por quem estava aqui de fora.

1 Comentário to “Guindastes no resgate dos 33 mineiros chilenos”

  1. […] o 1° post sobre o resgate dos mineiros no Chile, recebi um e-mail extraordinário complementando informações sobre os guindastes utilizados no […]

Deixe um comentário