Bauma 2013 – parte 3

bauma2013-3

 

Ontem eu mencionei que acordamos com uma temperatura baixa, e o tampo estava frio, hoje pode-se dizer que estava CONGELANTE, estou com medo de não encontrar palavras para expressar “mais frio ainda” para amanha. Enfim, hoje pela manhã a sensação térmica era de 2 graus Celsius.

Como hoje é sábado, o ritmo da feira diminuiu drasticamente, sem muito transito e foi fácil estacionar; brasileiro sempre da um jeitinho.

XCMG

Nenhum representante para o Brasil na feira, e os internacionais que ali estavam não demonstraram interesse em apresentar novidades, na feira estava exposto os guindastes certificados para o mercado europeu, um truck crane e um AT, ambos pequenos.

Zoomlion

Nenhum representante para o Brasil na feira, e os internacionais que ali estavam não demonstraram interesse em apresentar as novidades, na feira estava exposto a nova 260t plotada de “Iron Man” do filme e algumas máquinas sobre esteira.

Liebherr

Nenhum representante para o Brasil na feira o que foi uma pena, pois este era o maior estande da feira, e certo que havia muita novidade a ser compartilhada, mas quem nos atendeu foi muito prestativo pois não parou até sanar todas as duvidas sobre as inovações apresentadas pela marca.

liebherr

 

Vamos a elas; em primeiro lugar e em minha opinião uma das maiores inovações para locadores de pequeno e médio porte foi o sistema opcional da nova LTM1130-5.1, o “Variable Suporting Base” Suporte de Base Variável  Isto quer dizer; você pode patolar o guindaste com abertura de patolas variáveis (100% na frontal direita 50% na frontal esquerda 0% na traseira direita e 100% na traseira esquerda) e o guindaste irá lhe prover uma capacidade de carga de acordo com o giro da máquina, quanto “mais em cima da patola” maior a capacidade no computador.

Isso fornecerá uma dinâmica interessante na hora de um trabalho em ambiente restrito, onde nem sempre é possível a configuração correta do computador.

Outra grande vantagem é que quando você esta em um trabalho com menos contrapeso, você consegue realizar içamentos de maior capacidade caso eles ocorram na linha da patola. Talvez fique um pouco difícil de entender, então tirei uma foto auto explicativa deste opcional, onde a imagem da esquerda demonstra o patolamento irregular e a área de capacidade do guindaste. E a imagem da direita o ganho em capacidade caso o guindaste esteja setado com menos contrapeso.

vsb

 

Também inovaram com um sistema ecológico de economia de combustível  onde o computador identifica a aceleração necessária “máxima” para determinado movimento. Então, não importa o quanto o operador pisa no acelerador, o guindaste somente irá acelerar o necessário para realizar a função que eles esta efetuando no momento. Estudos visam uma economia de até 10% no consumo de combustível e na emissão de poluentes.

Obviamente máquinas como a 750 sobre pneus a a 1000 sobre esteiras são extremamente fascinantes!

Link-Belt

linkbelt-80110

 

Surpreendam-se este foi o primeiro estande que fui atendido por “não brasileiros” (03) que falavam perfeitamente português, isto como primeira impressão demonstra a importância que nosso mercado possui perante a marca. Como não conheço muito bem os RT´s do mercado, esta foi uma excelente oportunidade para conhecer.

Este equipamento em especial (foto acima) é um guindaste para 100t métricas  com 45m de lança e 27,7m de jib com uma tabela impressionante, botando alguns guindastes AT no páreo.

Por possuir 03 eixos este guindaste identifica-se muito com as leis de tráfego brasileiras, pois reduz o tamanho do pneu, além de que este equipamento não possui diferencial, sua tração é 100% hidrostática  então na hora do transporte não existe nenhuma dificuldade com desmontagem de rodas ou mesmo o auxilio de um outro guindaste. Assim sobre a prancha rebaixada o equipamento fica com 4,5m de altura totalmente viável as leis brasileiras.

Uma mecânica simples e operacionalidade mais fácil ainda, fazendo com que quebras eletrônicas reduzam consideravelmente e com certeza nos próximos anos iremos ver muitas destas máquinas em obras brasileiras.

linkbelt

Agradeço a equipe Link-Belt pelo atendimento e vontade de responder todas as minhas duvidas para trazer pra vocês. Tony, Juan, Noel, Corey e Roy nosso muito obrigado.

bauma2016

E é isso ai! A Bauma esta para acabar, amanhã ultimo dia, mas o Blog fica por aqui, espero que tenham gostado, tudo que foi feito até agora foi feito com muita dedicação e carinho e tudo isto acontece por todos aqueles que participam, sendo leitores casuais, diarios, fornecendo e compartilhando informação, futuramente irei fazer um post sobre “Dicas de Bauma”, para que em 2016, estaremos mais “escolados”.

Auf wiedersehen!

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