Içamento do terceiro maior divisor de xileno pesando 1147t

Terceiro maior divisor de xileno do mundo

Terceiro maior divisor de xileno do mundo

Este enorme divisor de xileno pesando 1147t e medindo 108m de altura precisa ser “verticalizado”. Obviamente que hoje possuímos as ferramentas para isto, mas mesmo assim uma movimentação como esta tem que ter seu respeito.

Divisor de xileno embarcado

 

Por ser uma peça extremamente grande, foi necessário efetuar o transporte do divisor também em barco,  até chegar em Singapura, seu destino final, quando embarcado em 2 linhas de 16 eixos cada com mesa de giro. Em terra o divisor necessitava percorrer uma distância de 9 km, e o fez em oito horas. Além de ter que remover e re-plantar 300 arvores que seriam atingidas no percurso.

Para o içamento final foi utilizado o Terex CC 8800-1 guindaste treliçado sobre esteira com capacidade para 1600t, para fazer o “pé” ou “rabicho” e um pórtico fabricada pela própria empresa de içamentos “Tiong Woon” (uma das maiores do mundo) com capacidade para 2400t e uma altura de 120m. (Whooooow!!)

Içamento do divisor de xileno

 

O içamento foi realizado em 02 dias. No primeiro dia o divisor foi içado até 24m, finalizando os 108m no dia posterior

CC8800 em ação

Este novo divisor de xileno faz parte de um projeto de expansão da Jurong Aromatics Corporation (JAC), um projeto de 2.3 bilhões de dólares se tornando uma das maiores plantas petroquímicas da Ásia. Quando finalizada em 2014 produzirá condensados, aromatizantes, polyester, etc… E segundo a própria JAC toda a produção já esta vendida até 2012.

 

Responses are currently closed, but you can trackback from your own site.

Comentários fechados.