Explicações faltam sobre o acidente do Itaquerão

Mesa de giro rompeu

 

Bem, muitos que frequentam este blog sabem o que ocorreu no dia 27 de novembro de 2013, mas “ninguem” sabe o porque isto ocorreu;

Especuladores dizem, sobre carga, falha humana, solo cedeu… Enfim “n” causas  mas nenhuma 100% concreta sobre o que realmente pode ter ocorrido.

O operador do equipamento quando convidado a depor sobre o acidente não compareceu, provavelmente só irá falar alguma coisa após ser notificado e estar bem preparado para as variadas perguntas.

Analisando esta foto tenho o seguinte questionamento: Como que a mesa de giro do guindaste rompeu?

Para quem entende de guindaste sabe que a mesa de giro é projetada para ser a parte mais resistente do equipamento, assim como seu chassi, pois é nela que todo o peso é concentrado, carga, contra-peso e estrutura superior.

Sabemos que quando existe sobre carga, o guindaste tende a tombar para frente, ou mesmo romper lança (para frente se não houver vento). Quando existe uma configuração errônea de contra-peso e movimentos não permitidos, o guindaste pode tombar para trás.

Agora senhores, analisando o vídeo, e as fotos nota-se que o guindaste tombou rapidamente para o lado!

Em meu entendimento, um guindaste como este de 1350t jamais poderia romper sua mesa de giro como rompeu desta forma. Seria erro de montagem? Seria erro estrutural? Será que o equipamento estava fadigado, o que houve?

Enfim, dos maiores aos menores entendedores de guindastes e acidentes com os mesmos, pronunciem-se, pois todos queremos saber suas opiniões, aproveite o facebook para comentar!

Responses are currently closed, but you can trackback from your own site.

Comentários fechados.