Todo equipamento de todo setor tem peculiaridades em nomenclatura, esta podendo variar desde potência, capacidade a um simples nome comercial. Em guindastes não seria diferente. Toda marca aplica um padrão de nomenclatura e utiliza para sua série de equipamentos.
Uma das nomenclaturas que mais gosto é da Grove e da Demag, são simples e de fácil interpretação, veja:
GMK 6300
– G = Grove
– M = Mobile (móvel)
– K = Kran (guindaste em alemão)
– Temos o primeiro número a quantidade de eixos
– Temos o próximos números com a capacidade métrica do equipamento*
*Varia a capacidade dependendo do mercado de atuação da máquina.
AC 200
– A = All-Terrain (todo terreno)
– C = Crane (guindaste em ingles)
– 200 = capacidade do guindaste a 3m de raio.
Poderia eu falar de todas as nomenclaturas das marcas, mas vamos deixar isto para um próximo post. Este post é para expor meu descontentamento perante a TEREX, que até então modernizou muito toda a sua linha de produção principalmente na planta de Zweinbrucken na Alemanha com os guindastes Demag. Mas que agora com o lançamento do guindaste TC3160 deixa as coisas um pouco confusas.
Vou tentar explicar:
TC3160
– TC = The Challanger (O Desafiante, nome comercial)
– 3 = Quantidade de eixos
– 160 = Capacidade máxima de elevação no seu centro de giro (coisa de americano)
Este guindaste é um guindaste que terá 50m de lança e uma capacidade para 35,600kg a 4,0m de raio. Um padrão totalmente novo, que não condiz com a forma de trabalho Europeu. Como eu disse, coisa de Americano.
Informado pela própria TEREX-DEMAG, o lançamento deste equipamento esta previsto para início de 2011. Esta série de equipamentos TC, é uma nova vertente de guindastes todo terreno. A própria fabricante falou que irá lançar outros modelos ao decorrer da adaptação dos mesmos no mercado.
Segue a foto do guindaste.
Para o Brasil e suas taxações e mercado acho pouco provável que será oferecido. Mas tende a ser um equipamento compacto, de capacidade mediana e muita lança.