Seria redundância falar que energia eólica esta em alta, não só aqui no Brasil mas em todas as partes do mundo, qualquer situação é situação para se instalar torres eólicas ou até mesmo um parque eólico. Todos agradecem, os fabricantes dos equipamentos, os prestadores de serviço de instalação e nossos amigos locadores de máquinas e equipamentos.
Pensando assim uma empresa suíça chamada Welti-Furrer Pneukran & Spezialtransporte, anunciou que instalou a torre eólica em maior altitude hoje na face da terra. Foi nos alpes suíços na divisa com a Itália em uma altitude de 2.465m.
A torre em si possui 85m de altura, para este projeto foi utilizado um guindaste Terex-Demag de 600t o modelo TC2800-1, e um Terex-Demag de 120t, o AC120 , este responsável pela montagem do guindaste maior e pelo auxílio na hora de içar a hélice.
O desafio de instalação deste local inicia-se no acesso a ele, como mostra na figura acima, pois ele somente é possível durante 4 meses durante o verão, pois antes ou após as estradas ficam repletas de neve impossibilitando a chegada de equipamentos dimensionados para isto.
Pela estrada ser sinuosa e um tanto estreita foi escolhido o TC2800-1, pois como não possui lança instalada em seu modo rodoviário se torna um equipamento extremamente leve comparado com seus similares telescópicos ou mesmo sobre esteira.
Acima o guindaste esta trabalhando com uma lança total de 96m e 200t de contrapesos, alem do espaço restrito que possuia a área de 20x20m .
Logo também utilizaram um guindaste de 300t para montar o topo de 50m de lança no ar e seu moitão/gancho!
O trabalho durou aproximadamente 4 semanas, para instalação total da torre de 85m. Espero que todo este trabalho de risco seja vantajoso para conseguir captar os 150km/h de vento daquela região, além das tempestades de neve, neblina e temperaturas congelantes.
Que nunca precise de manutenção.
Abaixo, mais fotos da operação;
O interessante desta montagem é o uso da fumaça para o monitoramento do vento, algo barato, simples e melhor que muito computador.
Abraço a todos e parabéns pelo blog.